sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Para Gostar de Pensar: Discursos interessantes! (3)

"Precisamos nos conscientizar de que somos condicionados em massa".

O último discurso selecionado para a minissérie está presente no filme Waking Life. Este é um filme que pode mudar a sua vida, só te digo isto.
Sobre o discurso, ele é feito pelo cineasta e apresentador de rádio americano Alex Jones. Conforme vocês verão no vídeo, Alex Jones está em um carro com um alto falante fazendo o seu discurso.
Não encontrei nenhuma versão legendada no Youtube, por isso coloco o link para a vídeo em inglês e logo abaixo coloco a tradução. Acho que é mais interessante olhar primeiro o vídeo, mesmo que em inglês, depois ver a tradução.

"Não se pode nada contra o Estado." "Morte e impostos." "Não fale sobre política ou religião." Isto é equivalente à propaganda inimiga. Renda-se, soldado! Renda-se, soldado! Vimos isso no século 20. Agora, no século 21, precisamos enxergar... que não podemos ficar encurralados neste labirinto. Não devemos nos submeter à desumanização! Me preocupa o que está acontecendo neste mundo. Me preocupa a estrutura, os sistemas de controle. Os que controlam a minha vida e os que querem controlá-la ainda mais. Eu quero liberdade! E é isso que você devia querer! Cabe a cada um de nós deixar de lado a ganância, o ódio, a inveja... as inseguranças, seu modo de controle. Nos sentimos patéticos, pequenos...e abrimos mão, voluntariamente, da soberania, da liberdade e do destino. Precisamos nos conscientizar de que somos condicionados em massa. Desafie o Estado escravo das corporações! O século 21 é um novo século. Não é um século de escravidão... de mentiras e questões irrelevantes... de classicismo, estadismo e outras modalidades de controle. Será a era em que a humanidade defenderá algo puro e correto. Que monte de lixo. Democratas liberais, republicanos conservadores. Dois lados da mesma moeda! Duas equipes gerenciais...brigando pelo cargo máximo da Escravidão Ltda.! A verdade está lá, mas eles estendem um bufê de mentiras. Estou farto! E não aceito nem mais um quinhão! A resistência não é fútil! Nós venceremos! A humanidade é boa demais. Não somos fracassados! Nos ergueremos e seremos humanos! Nos empolgaremos com coisas reais! A criatividade e o espírito humano dinâmico que recusa-se a submeter-se! Bem, isso é tudo o que tenho a dizer. Está nas suas mãos.

É uma pena não ter a legenda no vídeo, mas vamos lá. Tem passagens do texto que são ótimas, e o que mais me chama a atenção é que ele é carregado de esperanças. Não fica somente na crítica, ele diz que acredita que o ser humano pode mudar a sua realidade, revoltar-se contra a dominação imposta pelos governantes.
Ressalto o trecho "Democratas liberais, republicanos conservadores. Dois lados da mesma moeda!", essa frase em época eleitoral vem muito a calhar. Eu realmente acredito que não existe esquerda e direita, todos os partidos convergem para o mesmo interesse: o poder. Aproveitando o ensejo gostaria de manifestar que tb não acredito em candidatos, para mim não existem "humanos" nas eleições, só existem partidos. Dilma e Serra são ilusões, são nomes, são apenas marionetes. Por isso eu voto lo.
Voltando ao discurso, ou melhor, aos discursos, acredito que eles se completam, que giram basicamente sobre o mesmo tema, se completando. Gostaria muito que todos fizessem uma reflexão sobre essa alienação destacada nos discursos. E só para título de curiosidade coloco uma definição presente no Wikipédia sobre alienação:
"Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios."

Aguardem os próximos posts do Blog, enquanto isso comentem os discursos.

Um comentário:

  1. Eu como bom Anarquista cristão (no sentido Proudhoniano) de esquerda (em oposição ao Mainardi que é um Anarquista de direita)teórico/sonhador não-praticante (até por que o meu partido é um coração partido e como sempre disse aos amigos envolvidos com a política, membros do PSOL, etc "Minhas rimas não sonorizam a retórica de vocês"), lembro uma passagem de um filme "A Revolução" em que é comentado: "Tem anarquistas que até votam no Bush, sabendo que ele vai ser um mal presidente e que isso ira acelerar o processo revolucionário anarquista". O que quero dizer com isso é: Cuidado quando fala em revolução... Acho que uma das piores formas de opressão é dizer "você TEM QUE lutar pela sua liberdade"... Não estou criticando o discurso, achei interessante, vou ver mais sobre esse filme, apenas lembrando que tem vários discursos que aparentemente seguem essa linha, mas quando são vistos mais de perto...

    A propósito poeta, uma recomendação - uma das coisas mais revolucionárias de boa qualidade que já vi (não necessariamente para se postar sobre, mas para assistir):


    http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q

    Abração,

    Alex

    ResponderExcluir