quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MÚSICA: Top 10 Clássicos da música Brega Nacional!

“Eu fiz sofrer a quem tanto me quis. Fiz de ti meu amor infeliz. Esta noite eu queria morrer.”

Com essa belíssima pérola da música brega brasileira dou início a mais um top 10.
Eu estava procurando uma boa definição para esse gênero musical brasileiro. Achei várias discussões a respeito do termo e do que seria a música brega, não me convenci. O jeito foi tentar encontrar alguma semelhança entre os cantores e as canções do genero, um denominador comum por assim dizer. Nessa comparação cheguei a duas conclusões, todo cantor Brega tem o perfil do galã de rodoviária e toda música brega é brega. A partir dessa conclusão comecei a fazer o top 10 Clássicos da música Brega Nacional.
É fundamental dizer que separei só as canções mais clássicas do estilo. Entende-se por clássico a canção que atravessou gerações e ainda inflama nossos corações de pieguice, breguice e “cachacice”.
Não farei menções honrosas dessa vez, porém separei alguns nomes de cantores bregas que eu particularmente não conhecia (talvez pela pouca idade) e que não tiveram canções selecionadas nesse top. Vale a pena colocar esses nomes no youtube para conhecer melhor a música brega brasileira: Evaldo Braga, Fernando Mendes, Carlos Alexandre, Barto Galeno, Genival Santos, Adelino Nascimento, Adilson Ramos, Sandro Lucio, Barros de Alencar, José Augusto e Gilliardi.
Agora sim o top 10 Clássicos da Música Brega Nacional:

10 - Fogo e paixão (Wando)
Como já é de costume, começo de forma amena o top. Apesar de que Wando com aquela enxurrada de calcinhas em sua volta não é necessariamente ameno.
Essa é a grande música desse artista que leva a bandeira do brega. Na verdade essa música já virou Brega Funk “ Me beija na Boca e me ama no chão, chão, chão, chão, chão”.

9 - Tenho ciúme de tudo (Orlando Dias)
A 9ª colocação veio esclarecer uma dúvida que eu tinha a respeito das diferenças do sertanejo amargurado e do Brega. Ouça essa versão e veja o que é brega, depois vc ouve essa aqui (http://www.youtube.com/watch?v=MYj4jHGAjeQ) do Bruno e Marrone e veja a diferença.

8 - Esta Noite eu queria que o mundo acabasse (Silvinho)
A oitava colocada também é uma demonstração da diferença do Brega e do Sertanejo (versão do Bruno e Marrone). A letra é uma tristeza só, amargura pouca é bobagem. O sujeito cansou e quer ir para o inferno imediatamente.

7 - Você é doida demais (Lindomar Castilho)
Lindomar Castilho é o galã de rodoviária em pessoa. Aproveito para explicar o que a expressão Galã de Rodoviária significa. Imagine um sujeito vestindo camisa social (os dois últimos botões de cima abertos), calça social marrom, sapato social com a sola soltando, cheiro de Avanço misturado com cachaça e cigarro, cabelo virado no gel, óculos escuros pendurados na camisa e sem um pila no bolso. Imaginou? Esse aí é o galã de rodoviária. (esse estereótipo está sujeito a pequenas variações).

6 – Uma Vida Só ou Pare de Tomar a Pílula (Odair Jose)
A 6ª posição vem repleta de críticas as pílulas anticoncepcionais. Afinal de contas “ela não deixa o nosso filho nascer”. Imagina nos anos 70 o “loco” falando para as mulheres não tomarem a pílula, tá explicado porque minha vó teve 12 filhos.

5 - Secretária (Amado Batista)
E ele não poderia estar de fora dessa, o grande Amado Batista. Se é verdade que ele matou a esposa e o amante e foi preso por isso eu não sei, agora que ele fez grandes sucessos bregas disso eu tenho certeza. Secretária é só mais um exemplo das ótimas músicas de Amado Batista. É o assédio sexual tratado em verso e prosa.

4 - Sandra Rosa Madalena (Sidney Magal)
O que dizer de Sandra Rosa Madalena? Um hino! É o mínimo a dizer. Para piorar/melhorar a situação eu coloquei um link para o clip da música apresentado no Fantástico. O cigano Sidney Magal é um icone da música brega, só não alcançou medalha nesse top pq tem concorrentes de peso.

3 - Fuscão Preto (Almir Rogério)
Nossa medalha de bronze vai para nada mais nada menos que Fuscão Preto.
A letra é uma coisa de louco. “Me disseram que ela foi vista com outro num fuscão preto pela cidade a rodar. Bem vestida igual à dama da noite. Cheirando a álcool e fumando sem parar”. Olha o perfil da mulher que o galã de rodoviária procura. Vai ser brega assim lá em Penápolis.

2 - Eu não sou Cachorro Não (Waldick Soriano)
A medalha de prata nao poderia estar em melhores mãos. Waldick Soriano acertou em cheio na porção de brega nessa canção, é uma porção cavalar por sinal. Falando em Waldick Soriano, dá uma olhada na foto e me diz se é ou não galã de rodoviária.


1 - Garçom (Reginaldo Rossi)
Nossa campeã atingiu proporções extratosféricas na música popular brasileira. Alçou o brega a patamares nunca dantes imaginados. E tudo isso graças ao maior galã de rodoviária de todos os tempos, Reginaldo Rossi (olhe a imagem abaixo se ainda tem dúvidas).

Vale ressaltar o final do refrão da música, é demais para qualquer um: “Se eu pegar no sono Me deite no chão!...”

Comente a vontade.

5 comentários:

  1. Daqui a 20 anos, as músicas que foram chamadas de piores versões brasileiras e as músicas que são críticadas hoje em dia como alguns forrós, pagodes românticos e afins serão consideradas legais, cults e afins pela próxima geração. Poeta, inda verás teu filho exaltando calcinha preta como uma das bandas mais cults do Brasil quando ele tiver seus vinte e poucos anos e curtir uma fase revival. No mais, sempre tenho que parabenizá-lo pelas escolhas pertinentes de assuntos e de bandas citadas.

    Abração,

    Alex

    ResponderExcluir
  2. "Adocica meu amor, adocica, adocica meu amor a minha vida"
    Pior que vc tem razão em partes, olha Adocica do Beto Barbosa, por exemplo, já ta virando cult. hehehehhe
    Obrigado pelo elogio Alex, e posso te garantir que vem muita coisa boa no blog ainda.

    Abs,
    Emerson

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a escolha Emerson. Primeiro lugar merecidissímo. Parece que quem matou a esposa e foi preso foi o LIndomar Castilhos. A menos que o Amado tenha repetido, o que não é impossível. Segundo o Caetano Veloso, a palavra brega surgiu de uma boate, um inferninho, de Salvador, cujo nome seria Nóbrega. Mas, com a decadência, as letras foram caindo e não foram repostas, sobrou BREGA. Lá, segundo ele tocavam estas músicas e o pessoal associou...Não sei se é verdade do Caetano, mas é uma versão...abs. Silvana.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!! gostaria de encotrar o nome de um brega da decaca de 70 que marcou muito a epoca a letra é assim - meu bem ver que dia lindo a raia estar deserta aquela onda verde procura te alcar meu bem,para te beijar sei que o mar tambem gosta muito muito de te - é que lembro se alguem conhecer o titulo desse brega ficarei muito grato obrigado. nunesn1540@hotmail.com

    ResponderExcluir