sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CINEMA: TOP 20 MELHORES FILMES DA MINHA VIDA!

"O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus." (Federico Fellini)

Com essa ótima frase de Fellini dou início ao top mais difícil de ser feito até o momento: os 20 melhores filmes da minha vida.
Esse top foi extremamente difícil de ser elaborado pela quantidade de bons filmes que vi ao longo dos anos, para ser mais exato, selecionei 43 filmes em uma lista de 700 (mais ou menos todos que eu vi em minha vida) que poderiam fazer parte do top, ou seja, 43 excelentes filmes. Desse total separei 20 para o top e 10 para menções honrosas.
Outra dificuldade na elaboração do top é classificar em uma mesma lista filmes de gêneros diferentes, se fossem do mesmo gêneros não seria tão difícil.
Espero que todos gostem dos filmes aqui selecionados e que essa lista também tenha o caráter de sugestão para os que porventura não conheçam alguns desses títulos.
Vamos as menções honrosas em ordem alfabética: Casa Vazia (2004), Bicicletas de Belleville, As (2003), Coisas Belas e Sujas (2002), Crime de Mestre, Um (2007), Despedida em Las Vegas (1995), Grandes Esperanças (1998), Homem Bicentenário, O (1999), Perfume de Mulher (1992), Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994) e Silêncio dos Inocentes, O (1991).
Agora o Top 20 Melhores Filmes da Minha Vida:

20 - Grande Ditador, O (1940)
Olha em qual posição está esse super clássico do Chaplin, isso mostra como é difícil fazer essa seleção.
A cena do ditador brincando com o globo terrestre é fenomenal, e o discurso final é muito bom. O melhor filme do Charles Chaplin, em minha opinião.

19 - Mar Adentro (2004)
Mar Adentro conta com uma grande interpretação de Javier Bardem e com uma história repleta de assuntos polêmicos. Se você quer refletir sobre a Eutanásia pode começar com esse filme. Emocionante.

18 - Do Inferno (2001)
Mais um ótimo filme, eles serão uma constante nessa lista. Acho que é possível garantir que Johnny Depp não faz filmes ruins. Em minha opinião Do Inferno é o melhor. Um ótimo suspense que prende o sujeito até o final. Se você não viu, faça isso com urgência.

17 - Segredo dos Seus Olhos, O (2009)
Esse é só o primeiro filme argentino dessa lista. Já fiz um post exclusivamente para esse grande filme (http://deleigoparaleigo.blogspot.com/2010/08/cinema-qual-e-o-segredo-dos-seus-olhos.html), sem mais.

16 - Invasões Bárbaras, As (2003)
O filme é bem simples, velhos amigos se reúnem depois de anos para acompanhar os últimos momentos da vida de um deles. O mais legal do filme são as divertidas discussões que eles tem sobre todos os assuntos. Um filme bem inteligente.
15 - Beleza Americana (1999)
Esse filme é muito louco. A cena da sacola plástica se movendo ao sabor dos ventos é genial. Merece a 15ª posição dessa lista.

14 - Mississipi em Chamas (1988)
É um ótimo retrato do preconceito racial americano, principalmente no Mississipi. Destaco o discurso indignado do pastor após vários atentados contra os negros. Vale a pena assistir e refletir muito a respeito do assunto.

13 - Adeus, Lênin! (2003)
Eu adoro filmes que tem argumentos históricos permeando a trama principal. Isso acontece em Adeus, Lênin! A cena do anuncio de coca-cola é demais. Ótimo roteiro.

12 - Tempo de Despertar (1990)
O que você prefere, ter algo por um tempo e nunca mais ter, ou nunca ter tido tal coisa. Parece confuso, mas assistindo ao filme dá para entender melhor. Robert De Niro está ótimo, para variar, um show de interpretação.

11 - Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel 2001; As Duas Torres 2002, O Retorno do Rei 2003)
A 11ª posição vem em dose tripla. É impossível avaliar os três filmes independentemente. Não há muito o que dizer sobre a trilogia do Senhor dos Anéis, somente que foi uma trilogia revolucionária em vários aspectos. Uma super produção que já está marcada na história do cinema.

10 - Pequena Miss Sunshine (2006)
Como esse filme é bom. A história cativa todo mundo. Os personagens são fantásticos, principalmente o tio suicida e o guri que parou de falar depois que leu Nietzsche. O filme mostra a instituição família de uma maneira bem peculiar. Além de tudo isso é um filme muito divertido. Um novo clássico Cult.

9 - Fabuloso Destino de Amélie Poulain, O (2001)
Aproveitei e coloquei um link para a Valsa de Amelie, que é muito linda por sinal.
Outro filme espetacular. A cena dela pensando quantas pessoas estariam tendo um orgasmo naquele minuto no mundo é ótima. Uma bela história.

8 - Cor do Paraíso, A (1999)
Esse foi o meu primeiro contato com o cinema Iraniano, confesso que os outros foram menos proveitos. A Cor do Paraíso é um filme muito lindo, conta a história de um menino cego que é desprezado pelo pai. Um filme feito para chorar, e consegue. Quem não gosta de filmes tristes não assista.

7 - Antes do Amanhecer (1995)
O que você pensa sobre assistir um filme que se baseia praticamente no diálogo de duas pessoas? A chance de ser um baita tédio é enorme. Só que isso não ocorre em Antes do Amanhecer, que ganha o público justamente pelos seus dois personagens. Eles são pessoas comuns, com anseios comuns que estão se apaixonando. O melhor romance que eu vi na vida. Agradeço ao grande amigo Paulo pela indicação.

6 - Sonho de Liberdade, Um (1994)
Nunca conheci um ser humano que dissesse que não gostou desse filme. Parece ser uma sumidade em matéria de grandes filmes. Nem preciso falar muito a respeito, todo mundo já deve tê-lo visto mais de uma vez. Um baita filme.

5 - Filho da Noiva, O (2001)
Esse é o outro filme argentino da lista. Coincidência ou não o diretor é o mesmo de O Segredo de Seus Olhos. Nesses dois filmes eu consigo visualizar claramente que o cinema argentino está um passo a frente do nosso.
A história é muito sensível, nada de tiros na favela ou faca na caveira, é um filme calmo, deveras inteligente. Para quem não viu, recomendo com urgência que o faça.

4 - Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003)
Acho que é o filme que eu mais chorei em minha vida. Fantástico é o mínimo para dizer de Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas. O filme todo é perfeito e o final não deixa por menos. Não falarei muito da história para não antecipar nada, quem não viu não pode perder mais tempo.

3 - Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
Já virou um clássico. Esse filme deve estar na lista dos melhores de muita gente, isso só fortalece a idéia de que ele é muito bom mesmo. Provavelmente seja umas das maiores atuações de um ator na historia do cinema, Tom Hanks acertou a mão. É um filme que marca a vida das pessoas, pelo menos marcou a minha.

2 - Poderoso Chefão, O ( I 1972, II 1974, III 1990)
Esse aqui encabeça metade das listas de melhores filmes da história. A trilogia toda é ótima, mas destaco a grande atuação de Marlon Brando no primeiro Poderoso Chefão. Se a atuação de Tom Hanks em Forrest Gump é uma das melhores da história, a de Marlon Brando pode ser considerada a melhor de todos os tempos. Eu particularmente achei que o II ficou abaixo do esperado, mas o III é ótimo e conta com a atuação de gala de Al Pacino.

1 - Cinema Paradiso (1988)
Ao campeão as batatas. Enfim chegamos ao melhor filme da minha vida. Depois desses inúmeros clássicos não poderia terminar de maneira melhor essa lista. Cinema Paradiso é uma grande homenagem ao próprio cinema. A Paixão que Alfredo e Totó tem pela sétima arte nos encanta.
Cinema Paradiso está no ponto certo, ao mesmo tempo é engraçado e emocionante. E o que falar da sua trilha sonora? Fenomenal !(http://www.youtube.com/watch?v=SWQ7H4VBBrI)

Aguardo comentários a respeito da lista, e se alguém quiser pode colocar o seu top 20, ou 10 ou até 5 nos comentários.

8 comentários:

  1. Bela lista. Não me sinto pronto para fazer uma lista dessas, apenas cito que Don Quixote, ao assistir uma das cenas finais me fez chorar até o fim do filme, diferente do livro; aprendi muito com a trilogia do poderoso chefão, ainda me emociono ao ver Tempos Modernos e coração valente; penso muito quando vejo o Clube da Luta, não entendo como ligados pelo perigo foi um fracasso e acho que a atuação de Leandra Leal, a narração no final do 'homem que copiava' uma das mais emocionantes da história do cinema mundial. Não vou me alongar mais, por isso deixo de lado o cinema estrangeiro não-americano. Filmes e livros... Uma lista sempre incompleta... Abração poeta, Alex

    ResponderExcluir
  2. O curioso caso de Benjamin Button e Homens de Honra eu colocaria nesta lista.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Acrescentaria o filme : O SOM DO CORAÇÃO. ABS, A PAZ...

    ResponderExcluir
  4. Guilherme: Vlw pelo comentário. sobre os filmes que você indicou eu não posso falar muito pois não os vi, o que é uma lacuna cinematográfica importante em minha vida. Darei um jeito nisso.
    A respeito de "O Som do Coração", eu gostei bastante do filme, muito bonito e muito emocionante, porém achei um pouco forçada a questão da fluência do menino em relação a música. Acredito que as pessoas tem facilidade com algumas coisas, até um certo dom, só não acredito que isso se desenvolva tão abruptamente assim. Resumindo, o menino do filme não poderia se tornar um gênio da música sem treinamento para isso. Fora essa incoerência (ao meu ver) é um belo filme.
    Obrigado a todos que comentam no blog.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lista, assisti todos citados e tenho no meu acerso.
    Alguns filmes que adorei:
    1 - Uma Lição de Amor -
    2 - A Cor Púrpura
    3 - Meu Nome é Rádio
    4 - Gilbert Jump - Aprendiz de Sonhador
    5 - Tudo sobre minha mãe
    6 - Patch Adams - O Amor é Contagioso
    7 - jack - Robbins Willians
    8 - O milagre de Sulivan
    9 - Meu pé esquerdo
    10 - Sempre ao seu lado
    11 - sete vidas
    12 - o curioso caso de benjamim button
    13 - em busca da felidade - wil smit
    14 - um homem de familia
    15 - duas vidas
    16 - sexto sentido
    17 - casa dos espiritos
    18 - a espera de um milagre
    19 - Peixe grande e suas histórias maravilhosas
    20 - Um sonho de liberdade
    Abraços e tudo de bom
    Obs: Quem quiser pode mandar dicas de bons filmes pra mim.
    vaniadias.thebest@yahoo.com.br





    12 -

    ResponderExcluir
  6. 1 - Uma Lição de Amor - Bom
    2 - A Cor Púrpura - Maravilhoso
    3 - Meu Nome é Rádio - Maravilhoso
    4 - Gilbert Jump - Aprendiz de Sonhador- Muito Bom
    5 - Tudo sobre minha mãe- Regular
    6 - Patch Adams - O Amor é Contagioso - Bom
    7 - jack - Robbins Willians - Regular + Bom
    8 - O milagre de Sulivan Bom
    9 - Meu pé esquerdo - Maravilhoso
    10 - Sempre ao seu lado - Apesar dtriste,achei bom .
    11 - sete vidas - Bom
    12 - o curioso caso de benjamim button -Maravilhoso
    13 - em busca da felidade - wil smit - ótimo
    14 - um homem de familia - Muito Bom
    15 - duas vidas - Regular
    16 - sexto sentido - Supreendente
    17 - casa dos espiritos - Bacana
    18 - a espera de um milagre - Maravilhoso
    19 - Peixe grande e suas histórias maravilhosas- Ótimo
    20 - Um sonho de liberdade - ótimo
    ...
    Bom não coloquei os meuspreferidos,mas as escolhas acima está muito boa,parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Gente que blog é esse,amei as dicas e que Playlist é essa? Tô amando.Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Segura ai minha lista pessoal....alguns já estão nos comentários não vou repetir (salvo um ou outro - rs). Nem numerei, porque, acho todos muito bons!!!

    Antes de Partir;
    A vida é Bela;
    Crash - No Limite;
    Náufrago;
    Intocáveis;
    Busca Implacável (somente o 1º);
    Um Crime de Mestre;
    Sentênça de Morte;
    O Gângster;
    22 Balas;
    Rios Vermelhos;
    Flipped;
    O Caçador de Pipas
    O Menino do Pijama Listrado;
    Sete Vidas;
    Nem Tudo é o que Parece
    Reflexos da Inocência;
    Uma Prova de Amor.

    É isso ai... espero ter colabora para esta pagina dividindo um pouco dos filmes que assisti e indico a todos!!! Abraço.

    ResponderExcluir