quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Música: Top 10 Músicas do Pop Rock Nacional que Encheram o Saco!

“Que pais é esse? É a p... do Brasil”.

Com essa bela frase dou início a mais um top 10 musical.
Quem nunca encheu o saco de ouvir uma determinada música?
Todos temos pelo menos uma música que não suportamos mais, aquela que quando toca na rádio nós corremos para trocar de estação. Às vezes até os artistas cansam de suas próprias canções.
Inspirado nessa realidade fiz o Top 10 Músicas do Pop Rock Nacional que Encheram o Saco! Os critérios são simples: ter tocado muito (nas rádios, programas de calouros, rodas de violão, TV etc.) e ser classificada como pop rock nacional.
Vamos ter nessa lista músicas recentes, antigas, boas, ruins, alegres, chatas, dentre outras.
Para ajudar a mensurar o tamanho da chateação que essas canções já causaram criei o indicador QRM (5 a 10): Quantidade de Repetição da Música. Esse indicador não tem necessariamente relação com o nível de encheção de saco de uma música, é possível ser mais chata sendo menos repetida e vice e versa.
Antes, é claro, as menções honrosas: Ciúme (Ultrage a Rigor), É Uma Partida De Futebol (Skank), Exagerado (Cazuza), Olhar 43 (RPM), Primeiros Erros (Capital Inicial), Que Pais É Esse? (Legião Urbana) e Vem quente que eu estou fervendo (Barão Vermelho).
Agora o top:

10- Vento Ventania (Biquíni Cavadão)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 5
Como sempre começamos de leve. Esse é o maior clássico do Biquíni Cavadão, mas já deu o que tinha que dar. Merecedor da 10º colocação.

9- Garota Nacional (Skank)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 9
“Oooooh! Beat it laun! Daun Daun! Beat it, loom, dap'n daun Beat it laun! Daun Daun!...”. Para começar o refrão da música ta mais para onomatopéia. A música sempre foi chata, depois que as rádios tocaram ela 50 vezes por dia só piorou.

8- Garotos (Leoni)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 8
“Perto de uma mulher, são só garotos”. Quem nunca ouviu essa frase? A 8º posição já irritou muita gente, apesar de não ser das piores ela já tocou que chega.

7- Meu Erro (Paralamas do Sucesso)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 6
Talvez essa música não tenha enchido o saco de muita gente, mas o meu encheu. Sempre que tinha roda de violão tava lá o meu erro, desculpem o trocadilho. Enfim, eu não agüento mais essa música, seria um erro deixá-la de fora, hehehehe.

6- É Preciso Saber Viver (Titãs)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 9
Alguém sabe o que fazer com uma pedra no caminho? Ou com a flor que tem espinhos? Com certeza sim.
Esse clássico do rei foi mais que imortalizado na voz dos Titãs e como ficou chata a música. Tem músicas que só o tempo e a exacerbada repetição estragam.

5- Cássia Eller (Malandragem)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 10
Nós todos sabemos que a 5ª colocada é uma garotinha que ta esperando o bus escolar, solita, a Cássia Eller não precisava ter repetido tanto isso. Percebam que o QRM dessa música é o máximo possível, muito ajudado pelas tantas versões e pelos inúmeros calouros que cantaram-na no Raul Gil, por exemplo.

4- Mulher de Fases (Raimundos)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 9
Depois de um começo de carreira onde cantavam músicas com letras bem pesadas, os Raimundos emplacaram esse hit nas rádios, e como tocou. No começo eu confesso que gostava da Mulher de Fases, só que as fases foram passando até que dei Game Over na música. 4ª colocação mais que merecida.

3- Pais e Filhos (Legião Urbana)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 7
Eu sou muito fã de Legião Urbana, mas eu não suporto mais ouvir essa música. Dessa lista é a música que mais me irrita. E o pior é pensar que eu adorava Pais e Filhos quando era adolescente. Hoje eu culpo Renato Russo por ter feito essa música, e isso não é um absurdo.

2- Anna Julia (Los Hermanos)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 10
O refrão dessa música poderia, sem prejuízo nenhum, ficar assim “Oh Fia da Puta, oh fia da Puta, puta, puta, ouououou”.
Não acredito que alguém goste disso aqui ainda. Apesar da grana que o Los Hermanos ganhou com a Anna Julia, não é possível que eles tenham orgulho dela. Menos mal que a Anna Julia do clip é a Mariana Ximenes.

1- Era Um Garoto (Engenheiros do Hawai)
Letra e Música (como se você não conhecesse):
QRM: 8
“Ratá-tá tá tá... Tatá-rá tá tá... Ratá-tá tá tá... Tatá-rá tá tá... Ratá-tá tá tá... Tatá-rá tá tá... Ratá-tá tá tá...” E viva as onomatopéias mais uma vez.
Nossa grande campeã é o maior exemplo do que a repetição impensada de uma música pode causar a si mesmo.
Ninguém discorda que Era um Garoto é um hino, uma bela canção, uma ótima letra com caráter político, uma crítica as guerras sem sentido e blábláblá. Só que para mim isso tudo caiu por terra na milésima vez que eu a ouvi, a partir disso se tornou uma música insuportável, ainda mais pelos seus ratatatás.

Esse é o meu top 10, se para você essas músicas não encheram tanto deixe um comentário a respeito. Se você tem outras músicas que já deram o que tinham que dar coloque-as nos comentários.

5 comentários:

  1. Acho que o QMR de pais e filhos em rodinhas de violão deve ser 1.000.000.000 e que ela deveria estar em primeiro lugar. No mais, concordo plenamente com a lista e acrescentaria Charlie Brown Jr, 'Proibida pra mim'.

    Abração,

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é pop rock...mas Whyski à go-go do Roupa Nova não dá mais pra aguentar.. (http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:HHqDOVJybasJ:letras.terra.com.br/roupa-nova/63945/+whyski+a+gogo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Alex,
    Concordo com o QRM de Pais e Filhos, concordo tb que poderia ser a primeira colocada, na verdade qualquer uma das 5 primeiras poderia ser a primeira tb, todas elas encheram o saco legal.
    Mateus, Whyski à go-go é chata para dedeu tb, faltou na lista nem que fosse nas menções. Vlw pelos comentários.
    Emerson

    ResponderExcluir
  4. Apoiado quanto a Whyski à go-go kkkk... toda bandinha em festa de fundo de quintal sempre copia aquele infame "iieee" "iooooo" ieee" e etc... Na minha opinião Que país é esse é recordista no tocante encher o saco, apesar de eu lembrar do Emerson berrando dentro do quarto dele, quanto morava na pequena e pacata Penápolis-SP, o refrão da música kkkkkkkkkkkk... Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Proibida pra mim - Zeca Baleiro
    Entraria ai cara

    ResponderExcluir