segunda-feira, 27 de setembro de 2010

LITERATURA: TOP 10 Melhores Poesias de Drummond!

“Os cacos da vida, colados, formam uma estranha xícara.
Sem uso,
ela nos espia do aparador.”

É com a poesia Cerâmica que dou início ao primeiro Top 10 de Literatura. E nada melhor que começar com Carlos Drummond de Andrade.
Fiz esse top 10 baseado nas poesias publicadas no livro Antologia Poética de Drummond. Isso dificultou minha missão, tendo em vista que a Antologia já é uma seleção das melhores poesias do autor.
Como poesia não se discute, se sente, me limito a fazer a seleção e destacar algum(ns) trecho(s) de cada poesia.
Como já é de praxe, começo com as menções honrosas. Porém dessa vez farei somente uma menção honrosa a todas as outras poesias de Drummond que não entraram na lista. Assim faço mais justiça ao melhor poeta brasileiro de todos os tempos.
Agora vamos ao top 10 Melhores Poesias do Drummond! Em minha opinião, obviamente:

10 – Ser
Trecho Destacado:
“O filho que não fiz
faz-se por si mesmo.”

9 – Quadrilha
Poesia:
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

8 - Morte do Leiteiro
Trecho destacado:
“Então o moço que é leiteiro
de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo
leite bom para gente ruim.”

7 - Nosso Tempo
Trechos destacados:
“Este é tempo de partido,
tempo de homens partidos.”
“As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei.”

6 - Consolo na Praia
Trechos Destacados:
“O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.”
“Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.”

5 – José
Trecho Destacado:
“Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?”

4 - Caso do vestido
“Em vão o pai implorou.
Dava apólice, fazenda,
dava carro, dava ouro,
beberia seu sobejo,
lamberia seu sapato.
Mas a dona nem ligou.”

3 - Movimento da Espada
Trecho Destacado:
“Tua lâmina corta, mas é doce,
a carne sente, mas limpa-se.
O sol eterno brilha de novo
e seca a ferida”

2 - Congresso Internacional do Medo
Trechos destacadados:
“Cantaremos o medo, que estereliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,”
“Depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas”

1 - A Flor e a Náusea
Trecho destacado:
“Olhos sujos no relógio:
não, o tempo não chegou de completa justiça.
O tempo ainda é de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.”

Esse foi o meu top 10, se concorda comente, se discorda comente também.
È importante dizer que os trechos destacados fazem muito mais sentido no contexto das poesias, por isso coloquei os links para a íntegra de todas elas.

4 comentários:

  1. Incluiria o Poema de sete faces, porque, apesar de batido é imbatível:
    "O bonde passa cheio de pernas:
    pernas brancas pretas amarelas.
    Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
    Porém meus olhos
    não perguntam nada."
    E Morte no Avião, por descrever tão bem a sensação de quem tem medo de avião:
    "A morte dispôs poltronas para o conforto
    da espera. Aqui se encontram
    os que vão morrer e não sabem.
    Jornais, café, chicletes, algodão para o ouvido,
    pequenos serviços cercam de delicadeza
    nossos corpos amarrados.
    Vamos morrer, já não é apenas
    meu fim particular e limitado,
    somos vinte a ser destruídos,
    morreremos vinte,
    vinte nos espatifaremos, é agora."

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tuas escolhas poeta, talvez não com a ordem. A primeira colocada eu concordo plenamente, apesar de particularmente destacar o trecho final "É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio." . Acho que esse poema, especificamente essa frase salvou minha adolescência. Acho que eu colocaria nesse ranking outro poema também da Rosa do Povo, apesar de não saber se ele se encontra na antologia, que é o 'Confidência do Itabirano' - acho que é esse o nome, e também destaco o trecho final, por coincidência (?), "Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!" Sempre busco essa verso em quando querendo ou não minha vida passa por mudanças... Inclusive, agradeço particularmente esse post por que percebo que Drummond é recorrente na minha vida e não ando percebendo isso.
    PS: Desculpe por ocupar o blog com faladeira pessoal e fugir tanto do tema, mas é que Drummond é algo tão intenso e ligado a minha história em eterna construção.

    Abração, Alex

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana,
    Digamos que o Poema de Sete faces ficou em 11º na lista, é complicado selecionar somente 10 poemas do Drummond. A Morte no Avião eu não conhecia. Vlw pelo comentário.

    Alex,
    Você nunca enche o saco com sua faladeira pessoal. Sobre a Flor e a Náusea, acho que é uma das melhores poesias da história. Tem outra parte fenomenal que diz assim:
    "Crimes da terra, como perdoá-los?
    Tomei parte em muitos, outros escondi.
    Alguns achei belos, foram publicados.
    Crimes suaves, que ajudam a viver.
    Ração diária de erro, distribuída em casa.
    Os ferozes padeiros do mal.
    Os ferozes leiteiros do mal."
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. "(...)meu ódio é o melhor de mim.
    Com ele me salvo
    e dou a poucos uma esperança mínima."
    Esse é o poema que mais me identifico em Drummond. A flor é, em si, uma imagens fantástica para a poesia.

    ResponderExcluir