quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ARTES: Os Cenários de Bruegel.

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector)

Esta frase de Clarice Lispector fala sobre a vida, mas poderia ser usada sem prejuízo no seu entendimento para descrever as Artes, principalmente a Pintura. 
Para gostar de Pintura devemos as vezes simplesmente ignorar a razão e nos entregarmos.
E hoje me entrego à obra de Pieter Bruegel. Pintor belga, renascentista que viveu entre 1525-1569.
Bruegel ficou conhecido por pintar paisagens, e o que mais me agrada em sua obra é a quantidade de acontecimentos simultâneos que conseguimos enxergar. Você fica horas olhando as partes do quadro e parece que todo o cenário está em movimento.
Selecionei uma obra de Bruegel para comentar, minha preferida por sinal.

O Triunfo da Morte, 1562
Este quadro tem aproximadamente 117 por 162 centímetros e está exposto no Museu do Prado, em Madrid. Ou seja, pequeno ele não é.
Só lembrando, para visualizar a imagem em tamanho maior basta clicar sobre ela.
Sobre o quadro. Em todos as suas partes é possível identificar a cassada feita por esqueletos aos humanos, o triunfo da morte. Em uma análise minuciosa encontramos vários exemplos desse triunfo.
Vamos a eles:
Canto esquerdo inferior: esqueleto prepara-se para esfaquear um membro da família real. Ao lado dessa cena vemos um cachorro esqueleto pronto para jantar o corpo de uma senhora.
Canto esquerdo superior: esqueletos estão tocando o sino, sinistro.
Canto direito central: Exército de esqueletos que tem caixões como escudos estão colocando os aldeões dentro de um contêiner (aparentemente) com o auxílio de cavalos esqueletos. Reparem que na porta do suposto contêiner tem a mesma cruz dos caixões.
Canto direito superior: Tem muita coisa aí: um enforcamento, um esqueleto com uma espada pronto para decapitar um sujeito e o corpo de um cara morto deitado na pedra. Ao lado desse corpo tem uma árvore e é nela que vejo o detalhe mais legal do quadro, na base do tronco vemos um ser de costas que parece estar se escondendo, não dá para identificar se é um aldeão ou um esqueleto. Bem louco.
Já está bom de detalhes, em uma observação mais atenta você verá milhões de cenas interessantes espalhadas pelo quadro "O triunfo da morte". Renda-se e mergulhe.
Nota mental: Deve ser bacana desvendar os inúmeros detalhes desse quadro ao som de qualquer música do Maiden.
Para visualizar outras obras de Pieter Bruegel sugiro esse site aqui:
http://www.ricci-arte.biz/pt/Pieter-Bruegel-the-Elder-4.htm
Aguardo comentários a respeito de Bruegel e do post.

3 comentários:

  1. Uma vez, em pleno fervor universitário, estava conversando com um amigo intelectual (depois de alguns anos aprendi a largar todos os amigos intelectuais e voltar aos amigos de verdade. Algumas vezes eu entendo os futuristas italianos querendo botar fogo em tudo já feito... Enfim, voltando) sobre essa pintura na biblioteca da UFRGS (acho que vimos em um livro, não tenho certeza), e ele me disse: "Vejo essa obra como algo pré positivista, pois mostra a personificação da idéia de que os mortos governam cada vez mais o mundo dos vivos, don't you think". Respondi: You are a big douchebag". Voltando a obra, acho impactante e sempre gostei da imagem da mulher (acho que é uma mulher) tocando um instrumento de corda e um homem segurando algo, como se fosse um manuscrito e eles não estão sendo atacados. Sempre gostei de pensar que isso queria dizer que mesmo a morte não triunfa - nem ao menos tenta - sobre as artes... Ok, devo ser um douchebag também.

    Ah, sim, peço desculpas ao poeta e aos demais por me alongar tanto nos comentários.

    Abração poeta,

    Alex (como se precisasse me identificar, pois sou o único que sempre chama o Emerson de poeta.

    ResponderExcluir
  2. Caro Mascote,
    Somos todos douchebag. Dito isto.
    Essa sua conversa na faculdade exemplifica bem a idéia do blog. As opiniões embasadas e pseudo intelectuais desse seu amigo não têm vez aqui.
    Vlw pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Observando a discussão de vcs me deparei com a palavra "douchebag", que eu sinceramente não sabia o que significava. Aí, fui na internet buscar, imaginando ser um chingamento comum e deparei com uma descição enorme (http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-baB9LrjVvsJ:br.answers.yahoo.com/question/index%3Fqid%3D20080513165716AAfwMA3+douchebag&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&lr=lang_pt).

    Enfim, descobri que sou um douchebag!
    hahahhahahahahahahahahahahahahahahahahah

    ResponderExcluir