quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CINEMA: TOP 20 Sessão da Tarde!

"Oh! que saudades que tenho. Da aurora da minha vida, Da minha infância querida. Que os anos não trazem mais!" (Casimiro de Abreu).

Com esse verso saudosista de Casimiro de Abreu inicio um top não menos saudosista. Top 20 Sessão da Tarde. 
Antes alguns esclarecimentos:
* Selecionei ao todo 64 filmes de sessão da tarde, por esse motivo precisei aumentar o top de 10 para 20.
* Para um filme ser de sessão da tarde ele deve, além de ser água com açúcar, ter passado na sessão da tarde da TV Globo. E mais do que ter passado, ele tem que ter relação nítida com esse horário tão nobre do cinema na Tv Aberta, ser automaticamente relacionado ás tardes dos dias de semana em casa. Deve ser reprisado muitas vezes por ano.
* Importante salientar que não relevei a classificação dos filmes por estilo (Drama, Comédia etc.) e sim, única e exclusivamente, seus laços com as sessões das tardes de minha adolescência (anos 1990 e início de 2000).
* QRA significa Quantidade de Reprises Por Ano. É um indicador, não muito exato, criado por mim para identificar o “nível de sessão da tarde” de um filme.

Farei as menções honrosas agora e por ordem alfabética: Babá Quase Perfeita, Uma (1993), Batutinhas, Os (1994), Caça-Fantasmas, Os (1984), Curtindo a Vida Adoidado (1986), De Volta para o Futuro (1985), Esqueceram de Mim (1990), Herói de Brinquedo, Um (1996), Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991), Indiana Jones e O Templo da Perdição (1984), K-9 – Um Policial Bom pra Cachorro (1989), Loucademia de Polícia (1984), Morto Muito Louco, Um (1989), Pare! Senão Mamãe Atira (1992), Querida, Encolhi as Crianças (1989), Tartarugas Ninja, As (1990) e Tira no Jardim de Infância, Um (1990).

Dito isto, vamos ao Top 20 Sessão da Tarde:

20 - Ninguém Segura esse Bebê (1994)
QRA: 12.
Cena(s) Clássica(s): A cena em que o bebê engatinha pela construção.
Opinião Resumida: Engraçadinho.

19 - Meu Primeiro Amor (1991)
QRA: 10.
Cena(s) Clássica(s): Inúmeras. Destaco a cena do velório do guri.
Opinião Resumida: Bela trilha Sonora.

18 - Lagoa Azul, A (1980)
QRA: 15.
Cena(s) Clássica(s): O jovem casal mergulhando pelados.
Opinião Resumida: Um filme ruim e chato para caramba.

17 - Olha Quem Está Falando (1989)
QRA: 30 (juntando todos).
Cena(s) Clássica(s): O Parto.
Opinião Resumida: Poderiam fazer continuações infinitas. Se até o molusco Lula fala!.

16 - Robocop, O Policial do Futuro (1987)
QRA: 8.
Cena(s) Clássica(s): Diretrizes do Robocop: servir à população, proteger os inocentes, cumprir a lei e confidencial.
Opinião Resumida: É só o primeiro de vários Robocops.

15 - Mestres do Universo (1987)
QRA: 6.
Cena(s) Clássica(s): He-man chegando na terra.
Opinião Resumida: Um filme fraco, uma maldade com os heróis dos desenhos.

14 - Crocodilo Dundee (1986)
QRA: 8.
Cena(s) Clássica(s): Dundee pescando com bombas.
Opinião Resumida: O clássico do caipira na cidade grande.

13 - Tira da Pesada, Um (1984)
QRA: 25 (juntando os 3)
Cena(s) Clássica(s): A música do filme é clássica, vejam:
Opinião Resumida: Axel F. é o policial brasileiro, só que honesto.

12 - Jamaica Abaixo de Zero (1993)
QRA: 10.
Cena(s) Clássica(s): Todas, principalmente as do treinamento da equipe ainda na Jamaica.
Opinião Resumida: Bem engraçado.

11 - História Sem Fim, A (1984)
QRA: 6.
Cena(s) Clássica(s): O vôo em cima do cachorro.
Opinião Resumida: Grande aventura.

10 - Gremlins (1984)
QRA: 10.
Cena(s) Clássica(s): A velha subindo a escada na cadeira de rodas.
Opinião Resumida: Um filme bem besta, mas divertido.

9 - Goonies, Os (1985)
QRA: 10
Cena(s) Clássica(s): Todas do Slot. Menção ao gordinho medroso.
Opinião Resumida: Nos leva para dentro da aventura, ótimo filme para a gurizada, não de hoje em dia.

8 - Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)
QRA: 15
Cena(s) Clássica(s): São duas, a voadora final e ele lavando o carro do Sr. Miagui.
Opinião Resumida: Grande homenagem ao Caratê, a superação e ao chute na orelha dos malandros.

7 - Falcão – O Campeão dos Campeões (1987)
QRA: 16.
Cena(s) Clássica(s): Falcão virando o boné.
Opinião Resumida: Fraca história, elenco ruim, péssimas interpretações. Ou seja, um grande sucesso da sessão da tarde.

6 - Edward Mãos de Tesoura (1990)
QRA: 10.
Cena(s) Clássica(s): Edward fazendo jardinagem, esculpindo em gelo, tosando o pelo dos cachorros, fazendo cortes de cabelo nas moças da cidade e outras.
Opinião Resumida: Grande filme, Johnny Depp é muito bom.

5 - E.T. – O Extraterrestre (1982)
QRA: 14.
Cena(s) Clássica(s): “telefone minha casa” e a Bicicleta voadora.
Opinião Resumida: Outro ótimo filme, grandes efeitos especiais.

4 - Quero Ser Grande (1988)
QRA: 10.
Cena(s) Clássica(s): Quando Josh e seu chefe tocam o piano gigante.
Opinião Resumida: Grande clássico, já virou cult.

3 - Cocoon (1985)
QRA: 9.
Cena(s) Clássica(s): O Filme todo é clássico.
Opinião Resumida: Esses velhinhos são demais. Filme emocionante.

2 - Conta Comigo (1986)
QRA: 6.
Cena(s) Clássica(s): O concurso de tortas.
Opinião Resumida: Uma ótima história. Um filme que tinha tudo haver com a adolescência. Atualmente adquiriu status cult.

1 - Te Pego Lá Fora (1987)
QRA: 15
Cena(s) Clássica(s): Todas pré briga.
Opinião Resumida: “Você tocou em mim, te pego lá fora”. A história mais bizarra sobre valentões na escola. Precursor do bulling, merece a primeira colocação.

Faltou algum filme? Não gostou da lista? Mudaria algo? Comente.

8 comentários:

  1. Faltou Alan Quarterman e as Minas do Rei Salomão... muito cocei o saco vendo esse filme. QRA = 1.000.0000

    ResponderExcluir
  2. Curtindo a Vida Adoidado (1986) deveria ter entrado nos 20 mais...

    ResponderExcluir
  3. "Que tempo bom, que não volta nunca mais..." Thaide

    Clássico... Sempre fazíamos essas listas...

    É complicado fazer uma lista dessas, mas concordo quase que plenamente com as tuas escolhas.

    Acho que também merecem menção: "um príncipe em nova york", "de volta para o futuro", "loverboy, garoto de programa", e um que eu não me lembro o nome, mas era de um 'pato gigante' do tamanho dos humanos, de outro planeta que vinha pra terra.

    Mas provavelmente eles estão nos teus 64 filmes.

    Abração,

    Alex.

    ResponderExcluir
  4. E aí Emerson
    Agora que estamos em tempos de pessoas presas embaixo da terra é bom lembrar de "O resgate de Jéssica", uma menina que cai num buraco, história verídica. Outro mais antigo é "Benji", um guaipeca que era perseguido e atacava até a sombra. Eu colocaria vários de "Os trapalhões" e aqueles filmes que tinham o Conrado, Angélica, Rafael Ilha e outras preciosidades. Tinha um outro que era de uma menina que se fazia passar por homem na escola, show de interpretação (hehe). Muita diversão.
    Abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Miner: até me lembro desse aí, mas acho que não era muito fã. Mas valeu pela referência.
    Cássio: Esse filme é muito bom mesmo, só me diga qual sairia da lista?
    Alex: Os dois primeiros citados estavam entre os 64 e os outros 2 eu não me lembro.
    Eduardo: Me lembro de todos esses aí. Para representar os filmes de cachorro eu mencionei o k9. Não fiz questão de entrar no mérito dos filmes do Didi, Angelica, Xuxa e tudo mais, eu quase coloquei Lua de Cristal. hehehe A Jéssica foi esquecimento mesmo.
    Que época bacana. Agora temos que aguentar a saga crepúsculo.

    ResponderExcluir
  6. Eu daria outras colocações para os filmes citados. Mas um lista assim sempre rola muitaaaaaaaa discusão e é muito de cada um!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que decorei quase todas as cenas dos filmes aqui relacionados... que tempo bom aquele, assistia a sessão da tarde e depois corria para o treino de basquete.

    ResponderExcluir
  8. Só não concordo com o "Conta comigo" não ser o primeiro. É disparado o melhor filme que assiti na minha infância. hoje não me parece tão bom como era, mas continua um grande filme.

    Admiro a tua capacidade em fazer essa lista. Eu comecei a pensar em como seria fazê-la e me de um cansaço imenso. São muito filmes. É um trabalho desumano.

    Sempre é bom recordar.
    Abraço

    ResponderExcluir