sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Arte popular e acessível: Cowparade

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."


Olavo Bilac


Desde o início do mês de Outubro, Porto Alegre foi invadida pela Cowparade, que nada mais é do que esculturas de vacas em fibra de vidro decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidade, em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Segundo informações no site do evento http://www.cowparade.com.br/poa/, após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições  beneficentes.
O evento já passou, desde 1999, por mais de 55 cidades no mundo todo. Aqui no Brasil as vaquinhas já tomaram conta das cidades de Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e agora Porto Alegre.
A exposição vai até 20 de novembro nas ruas de Porto Alegre, quem quiser pode conferir a localização delas no mapa http://www.cowparade.com.br/poa/googlemaps/mapa_cowparade_poa_2010.pdf
Para quem não estiver disposto a percorrer a cidade atrás das vaquinhas, pode conferir todas elas em exposição no Bourbon Country de 21 a 30 de Novembro.

O que eu acho da exposição?

Quando estive no RJ em 2007 fiquei sabendo da exposição pelos jornais, mas como ela estava nos últimos dias eu acabei perdendo, e não vi uma vaquinha sequer. Desde lá eu tinha muita vontade de ver. Fiquei louca quando soube que viria pra cá. Acho a escolha da vaca como painel, uma ótima idéia. A vaca, um animal tão grande e desengonçado vai se trasnformando em inúmeras coisas diferentes, cheia de cores, formas e texturas. A escolha de artistas locais torna a exposição ainda mais interessante, já que podemos ver traços da cultura de cada cidade representada nas mimosas.
Os locais onde elas ficam expostas também são bem democráticos, vão de shoppings a esquinas do centro da cidade. Isso torna a Cowparade ainda mais popular. Por onde se anda vê-se pessoas comuns contemplando, comentando e registrando imagens das protagonistas da exposição. Isso é arte popular: acessível e simples!

Pensei em escolher algumas vacas que eu tivesse gostado para postar aqui, mas como a exposição ainda está acontecendo, e todo mundo ainda tem chance de vê-las, resolvi postar imagens de algumas vacas que achei curiosas nas Cowparade de outras cidades pelo mundo:
ASTRONAUT COW
Prague, Czech Republic
SECURICOW
Auckland, NZ
POLPA FICTION
Florence, Italy


COW ME NOW
Rio de Janeiro









No site http://www.cowparade.com/ você acessa essas e outras vaquinhas de exposições anteriores pelo mundo.


E se você  fosse um dos artistas selecionados para pintar uma das vaquinhas, o que vc representaria nela? Onde você desejaria que ela fosse exposta? Mande suas idéias, comente!

3 comentários:

  1. Bom, não sei o que pintaria numa vaca, nem onde gostaria que fosse exposta. Mas tenho a impressão que essa exposição incentiva a zoofilia [isso não é uma crítica, é só uma constatação].

    ResponderExcluir
  2. "Fiquei loucA quando soube que viria pra cá." Foi tu que escreveu esse texto Poeta? O loucA foi apenas um erro de digitação? Acho que faria uma vaca com referências a anarquia... Uma AnarCOWst pelos velhos tempos :D

    Abração,

    Alex

    ResponderExcluir
  3. E aí Alex,
    Na verdade esse post é da outra parte da família Moreira Neves, foi a minha esposa que escreveu.
    A respeito de qual vaca eu faria, eu pensei no nome "E a vaca da sua mãe?" só que não tenho a minima idéia onde a colocaria e como ela seria.

    Cássio, não sei se é zoofilia, mas que teve gente comendo vaca ensopada na última chuva que deu, isso teve.

    Abs a todos.

    ResponderExcluir