quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CINEMA: Top 10 Melhores Comédias!

"A nossa política é a do humor. Todas as pessoas sérias foram assassinadas. Nós queremos ser os palhaços do mundo." (John Lennon).

Com essa belíssima frase do também assassinado John Lennon, dou início a mais um top 10.
Fazer esses tops dá muito trabalho, tenho que pesquisar a fundo todos os filmes do gênero que assisti e ainda elencá-los. Mas o resultado é bem legal.
Não foi diferente com as melhores comédias. É complicado avaliar uma comédia, tem muito besteirol americano atual que força a barra, tirando o brilho da boa comédia. Até por isso os filmes mais bem colocados desse top são mais antigos. Enfim, vamos a lista, sem antes fazer as menções honrosas: Entrando Numa Fria (2000), Corra Que a Polícia Vem Aí! (1988), Dois velhos Rabugentos (1993), Eu, Eu Mesmo e Irene (2000), Jovem Frankenstein, O (1974), Máfia no Divã (1999), As Confissões de Schmidt (2002), Matadores de Velhinhas (2004), Meu Vizinho Mafioso (2000) e Sexo Por Compaixão (1999).

10 - Picaretas, Os (1999)
É um filme relativamente novo, mas é muito engraçado. É a história de um diretor que quer gravar um filme de terror com um astro de cinema sem que ele saiba. Por aí já dá para ter noção do que rola. A cena mais engraçada é quando vão filmar o irmão do astro de cinema (gêmeo e pobre) atravessando uma rua movimentada. Hilário.

9 - Até que a Fuga os Separe (1999)
Esse deve ser o filme que mais é repetido na net. Mas vale a pena ver mais de uma vez, não vinte. Dois desconhecidos são presos injustamente e na cadeia bolam os planos mais loucos para fugir. Todas as cenas das tentativas de fuga são muito engraçadas.

8 - Cegos, Surdos e Loucos (1989)
Grande clássico do humor. É a história de um cego que vai trabalhar com um surdo. Os dois são presos por presenciarem um crime. Só que o surdo viu as pernas da assassina só que não ouviu o tiro e o cego ouviu o tiro e obviamente não viu nada. Daí já dá para imaginar. A cena do sorvete na cabeça é ótima.

7 - Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! (1980)
Provavelmente esse filme é o primeiro com características de besteirol americano, que nada mais é do que aquele humor que força a barra. Mas ele é tão clássico e engraçado que não poderia ficar de fora dessa lista. Não procure lógica nos acontecimentos do filme.

6 - Top Gang - Ases Muito Loucos (1991) e Top Gang 2 – A missão (1993)
Não poderia deixar Top Gang de fora dessa lista, nenhum um dos dois. São tantas cenas históricas: o Saddam de tapa olhos, a galinha usada como flecha, ele fritando seu café da manhã no corpo da mulher e outras tantas. É o filme nonsense mais engraçado que vi.

5 - Convite Italiano, Um (1999)
Está aí um dos filmes mais difíceis de se achar na Internet, nem um trailer eu encontrei, tive que colocar um trecho somente. Ele passa geralmente nas madrugadas da Globo, que foi onde eu vi. Mel Brooks, para variar, está muito engraçado. É uma ótima comédia, uma pena ser tão difícil encontrá-lo.

4 - Que Droga de Vida (1991)
Olha o Mel Brooks aqui outra vez. Ele é um dos maiores gênios do humor.
Nesse filme ele troca a vida de rico por algum tempo nas ruas. O conflito que ele tem com um outro mendigo é das coisas mais engraçadas do cinema. Risadas garantidas.

3 - Meu Melhor inimigo (1998)
Grande filme. Tive que assistir novamente para ver se era digno da 3º colocação, e com certeza é. Jack Lemmon e Walter Matthau estão brilhantes mais uma vez. O filme é sobre o casamento dos filhos dos dois velhos rabugentos, e eles devem ir juntos até o casamento. Só que a viagem se estende mais do que o previsto. A cena do policial inconformado por ver os dois presos pela terceira vez em menos de 24 h é demais.

2 - De Médico e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco (1989)
Um grupo de 4 lunáticos consegue permissão para sair do manicômio para assistir uma partida de beisebol, supervisionados por um médico é claro. Obviamente as coisas não saem como o esperado e eles acabam soltos nas ruas da cidade. Vale ressaltar a cena dos loucos entrando na igreja. Muito engraçado, mas muito engraçado mesmo.

1- Deuses Devem Estar Loucos, Os 1 (1980) e 2 (1989)
E o melhor filme de humor de todos os tempos, em minha singela opinião, é “Os Deuses Devem Estar Loucos, 1 e 2”. Para quem viu os filmes a muito tempo, vale a pena revê-los. Tanto o primeiro como o segundo são obras primas do humor. No primeiro Xi é o líder de uma tribo que começou a se desentender por causa de um objeto estranho (garrafa de coca-cola) que caiu dos céus, ele recebe a difícil missão de jogar o objeto no fim do mundo. No segundo filme os filhos de Xi são seqüestrados por engano por caçadores clandestinos.
Ambos filmes apostam em humor simples, até ingênuo, para fazer rir, e conseguem como nenhum outro.

Aguardo sugestões, discussões e críticas nos comentários.

3 comentários:

  1. Bela lista poeta, mas ainda reintero que falta eddie murphy nessa lista... Talvez principe em NY, professor aloprado. E Cegos, surdos e loucos deveria estar entre os primeiros, até por que junta, na minha opinião, os dois grandes comediantes que já estavam sendo esquecidos no final dos anos 80 e voltam fazendo essa obra prima.

    Continue com esse belo trabalho poeta, são poucos os lugares na net em que se tem conteúdo de qualidade sem pretensão e liberdade de opinião. Se as pessoas não reconhecem isso, o problema é delas.

    Abração,

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Grande Alex,

    Só te corrigindo, Eddie Murphy está na lista sim, duas vezes por sinal, no filme Os Picaretas e no Até que a Fuga os Separe. Sobre o Cegos surdos e loucos, eu revi o filme no final de semana passado, daí entendi que essa seria a melhor posição para ele. Mas respeito muito sua opinião.
    Agradeço pelo comentário sobre a qualidade do blog, tenho que me importar menos com a quantidade de acessos e mais com a qualidade dos acessos. Se é que me entende.

    Abraço Mascote

    ResponderExcluir
  3. Os deuses devem estar loucos é fenomenal mesmo!
    Fantástico.
    Eu vi a pouco tempo um filme do Felini, chamado Amacord. Achei incrivelmente engraçado. O esteriótipo da família italiana é provavelmente um dos temas mais engraçados que podem existir. Eu recomendo.

    ResponderExcluir