quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Música: Sertanejo Amargurado Top 10

O meu coração não é feito de pedra para agüentar tanta dor.” (Trio parada Dura, TOP 1)

Dou início aos tops 10 do blog com a categoria Sertanejo Amargurado. Selecionei 10 músicas sertanejas que machucam, em vários sentidos. Essas músicas trazem em suas letras a dor em sua essência. Temos músicas com histórias tão estapafúrdias que é impossível que não tenham sido verdade, tem certas coisas que não conseguimos inventar. Juntamente com a seleção, deveras complicada por sinal, faço alguns comentários a respeito de cada canção. Vamos ao top 10: Músicas Sertanejas Amarguradas:

10 - Não se bate em que se ama, João Mineiro e Marciano (http://letras.terra.com.br/joao-mineiro-e-marciano/976193/ ).
Começamos bem de leve com o tema “não espanque sua esposa”. Essa música conta uma história nem tão incomum, mas o maior barato da letra é a sinceridade do amigo (sempre as coisas acontecem com o amigo) que diz “Amigo, se você já bateu nela,  não dá mais pra consertar.” Depois vem um longo sermão para que no final se chegue a tão inesperada conclusão: “Pois quem ama você, não merece apanhar, amigo não se bate em quem se ama.”. Um clássico.

9 - E Pra Sempre Te Amar, Guilherme e Santiago http://letras.terra.com.br/guilherme-e-santiago/165137/)
Você pode estar se perguntando que história amargurada traz essa música? Caro leitor, as entrelinhas dessa música escondem uma paixão “impossível” por uma prostituta, e eu provo. Leiam bem essas frases: “Me aventurei, mas não quis me arriscar. Eu só pensei no prazer”, “Eu me envolvi não consegui disfarçar. E o impossível aconteceu...” Daí eu te pergunto: O que tem de impossível em se apaixonar por alguém? Mas não é só isso: “Hoje eu quero ser teu homem. Te dar até meu sobrenome. Apagar de vez o teu passado”. Dar até o sobrenome, apagar passado, isso esclarece qualquer dúvida remanescente: se apaixonou pela profissional do sexo e ponto.

8 - Vestido de Seda, Teodoro e Sampaio (http://letras.terra.com.br/teodoro-e-sampaio/82295/)
Nosso top 8 vem carregado de amargura. O sujeito está tão transtornado com o abandono da amada que sugere que ela volte ao menos para buscar um batom usado e um vestido de seda. E para arrematar, ainda se compara ao vestido, por sua obsolescência, se caracterizando como um trapo humano. E dá-lhe cachaça. 

7 - Casa de Festa, João Mineiro e Marciano (http://www.letras.com.br/joao-mineiro-e-marciano/casa-de-festa)
A nossa 7º canção é só a primeira a apresentar o tema "minha mulher me deu um pé na bunda e foi trabalhar em um puteiro e eu a encontrei lá". Para alguém escrever uma música dessa só mesmo tendo vivido a situação, e que situação.
A letra é uma obra prima, o sujeito entra na casa da luz vermelha para afogar as mágoas, deixando claro que entende as peculiaridades do local, e quem ele avista num canto? Obviamente a sua ex-mulher, e o que é pior ela é a dona do estabelecimento. E para arrematar essa ode a coincidência ele sente necessidade de voltar ao local, por amor, mas indigna-se ao constatar que ela o trata como qualquer outro cliente e decepciona-se por comprar o amor de sua própria esposa. É uma música com forte carga psicológica.

6 - Decida, Milionário e José Rico (http://letras.terra.com.br/milionario-e-jose-rico/83421/)
"No amor há momentos que temos que dizer um para o outro- decida", então eu pergunto caro leitor, decida agora se você quer continuar lendo esse post.
Nosso 6º lugar traz mais uma música forte. O sujeito concluiu que a coisa tinha chegado a uma situação limite e que estava na hora da mulher decidir se fica ou se vai embora. Até aí normal, essa situação acontece em muitos casamentos, o problema são as justificativas que ele encontra para subsidiar seu argumento, diz que a mulher não olha mais em seus olhos, diz que não consegue dormir mais com seus carinhos e o pior, disparado o pior, que a mulher não sua mais no sexo. Querido leitor, pense a respeito disso qd estiver "fazendo amor" com sua respectiva, olhe atentamente para sua axila em busca de gotas de suor, na ausência dessas, peça divórcio. Eu mereço.  

5 - Pago Dobrado, Chitãozinho e Xororó (http://letras.terra.com.br/chitaozinho-e-xororo/607280/)
Grande canção, um hino ao corno lutador. O sujeito busca de todas as formas entender o motivo de ser trocado, e promete que será melhor que o novo homem de sua esposa. "Se ele der carinho, eu lhe dou ternura" "Se ele der afeto, eu lhe dou afeição", e pasmem caros leitores, se a questão for financeira o corno duplica a oferta. É um desrespeito total a ex-mulher, o cara que diz uma coisa dessas por si só já merece ser trocado. É a comédia da vida privada.

4 - Som de Cristal, Joaquim e Manuel (http://letras.terra.com.br/joaquim-e-manuel/564273/)
Eu avisei que teríamos outras casos de encontros com esposas em prostíbulos. É exatamente isso que ocorre no nosso 4º lugar. Só que nesse caso o marido se coloca como culpado, ele entende que a mulher cansou dele e da sua "vida direita" e decidiu se juntar às mariposas. O arremate da música é demais: "Transformei a esposa em mulher da rua, a mais nova dama do som de cristal", esse loco deve ser um loser total, mas quem não é? Sem mais.

3 - Favo de Mel, Bruno e Marrone (http://letras.terra.com.br/bruno-e-marrone/44672/)
Parem as máquinas, desligue tudo ao redor e preste total atenção ao 3º lugar do Sertanejo Amargurado. Essa música é um desafio à dignidade da pessoa humana. Quando a ouvimos aos berros do Bruno não damos a devida importância a sua letra, que é deprimente. Mas vamos lá.
Caro amigo/leitor, trabalhador, pagador de seus impostos e que acredita em velhas instituições falidas como o casamento e a família, imagine comigo: você está desconfiado de sua esposa e decide testá-la, daí você tem uma idéia brilhante, decide telefonar para casa. Ensaia uma voz diferente, decora um verso de Vinicius, e liga para sua esposa querendo que ela dê trela para você, provando que ela é volúvel, mas torcendo para ela te dispensar, provando assim seu amor. Tenso.
Cara amiga/leitora, trabalhadora, pagadora de seus impostos e que não perde um episódio de Passione, imagine comigo: 17h marca o relógio, você está tirando aquela soneca pós dia estressante de trabalho, toca o telefone, vc hesita em atender, mas atende. Do outro lado da linha você ouve a voz do pato Donald recitando "De tudo ao meu amor serei atento...", logo em seguida essa voz se diz apaixonado por você e te convida para tomar um suco na Lancheria do Parque. Existe alguma possibilidade de você não mandá-lo para o inferno?
Favo de mel nada, essa música é um enxame de abelhas.

2 - Capa de Revista, Gilberto e Gilmar (http://letras.terra.com.br/gilberto-e-gilmar/84095/)
Eu prometi grandes histórias. A 2º canção mais amargurada da música sertaneja é um clássico do cancioneiro popular brasileiro. O sujeito em questão se depara, em uma banca de revista, com a imagem do corpo de sua ex-mulher. Agora me responda, é possível inventar uma coisa assim sem ter vivido a situação?
O ponto alto da canção é o arremate. Em meio aquela fatídica situação, o nosso personagem relembra que na primeira noite de amor que teve com a sua ex-mulher,  ela tomada de grande constrangimento apagou as luzes do quarto, e agora, bem iluminada, mostra sua volúpia para todos. Oremos.
 
1 - Quarto Vizinho, Trio Parada Dura (http://letras.terra.com.br/trio-parada-dura/942162/)
E não é que chegamos a melhor canção sertaneja amargurada de todos os tempos. Essa, em minha opinião, é disparada a história mais triste que um homem apaixonado pode viver. Visualizemos a cena: o cara separa da mulher e vai para um hotel com poucas estrelas, ou nenhuma. As paredes do hotel mais parecem divisórias. Importante salientar que ele ainda ama sua ex-esposa. No meio da noite o nosso personagem identifica em meio aos sons do coito que acontece no quarto ao lado, uma voz conhecida, de quem, de quem? A dor é tão grande que ele começa a ter alucinações, e consegue se imaginar no lugar do outro, como um dia já esteve. Ele só tem uma atitude a tomar, reclamar na portaria do hotel. A cornitude na essência. Só o álcool salva!!

Se você tem mais canções como estas, coloque-as nos comentários.

8 comentários:

  1. Mas se não... Tocou no meu forte. Sei tudo do sertanejo roots sofrido. Chitãozinho e Xororó tem várias, tipo "Dinheiro compra tudo" que mostra o pai que obriga a filha a casar por dinheiro, ou o Trio Parada Dura, "arrependimento" que o cara conta que mandou embora a mulher que amava e agora está na sarjeta esperando morrer, Christian e Ralf também, Gino e Geno (que é uma voz bem sofrida/irritante)... Enfim, to falando só os que eu tenho CD e escuto direto, por que ainda tem muitos outros.

    Belo post poeta.

    Abração, Alex.

    ResponderExcluir
  2. Pois bem, o poeta, autor ou blogueiro tocou num assunto q tenho algo a dizer... digo isso pq acho q o mundo seria bem melhor, bem melhor mesmo, se nada fosse dito qdo nao ha de nada de construtivo a dizer.
    Assim sendo, adiciono algumas a lista, com temas variados.

    conversa com Deus????... triste
    Homem de rocha (Henrique e Heduardo, eh isso mesmo)

    A superação do homem...
    De igual pra igual (Mato Grosso e Mathias)

    A homenagem, q bonito!
    Heroi da Velocidade (Milionario e Jose Rico)

    O convencido, o melhor...
    Voce vai ver (Ze Di Camargo e Luciano)

    e como nao poderia faltar, as damas das casas noturnas..
    Dama da Noite (Joao Minero e Marciano)

    Mas sim, tenho q dizer, abrir meu coração... a melhor de todas, a mais profunda o apice:

    24 horas de amor (Mato Grosso e Mathias)


    Abraço,
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos Alex e Paulo,
    Essas músicas citadas por vocês são excelentes tb, porém eu priorizei as músicas com histórias estapafúrdias.
    Abs e continuem lendo o blog.

    Emerson

    ResponderExcluir
  4. Bacana.
    Mas pelo título do post não imaginava encontrar esses sertanejo universitário da vida, tipo Guilherme e Santiago.
    Achei q ia ser só coisa de raiz, cachaça e cornitude.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. "EU QUERO QUE RISQUE O MEU NOME DA SUA AGENDA!"

    Muito legal o post!
    Eu porém não posso esquecer de duas, Apesar de vc ter dito q o objetivo desse Top10 era o estapafúrdio, apesar do tema ser a amargura.
    Essas músicas que citarei são provavelmente as preferidas entre os cantores de música sertaneja: "Amargurado" (http://www.youtube.com/watch?v=BUpE6E8hTuE)[composição:Tião Carreiro e Dino Franco; interpretação Tião Carreiro e Pardinho] e "Telefone mudo" (http://www.youtube.com/watch?v=WtYlAp4DXGg&feature=related)[Trio parada dura]

    Contudo eu e o paulinho concordamos em uma coisa:
    "24 horas de amor" (Matogrosso e Mathias) é a música mais apaixonada e a mais bem escrita de todos os tempos!
    (http://www.youtube.com/watch?v=oypVERnSRyg)!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. 24 horas de amor!

    essa versão sim é a versão!!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=LjSwS5YpP0w&feature=related

    ResponderExcluir
  7. Voce marcou pra mim - Ataíde e Alexandre
    Luz da minha vida - Barrerito
    Nada mudou - Os Federais
    Enfim..e o meuu bagual ?

    ResponderExcluir
  8. 10 - De novo não torne a bater
    Pois quem ama voce
    Não merece apanhar
    9 – Guilherme e Santiago não merece o posto
    8 – Vestido de seda é boa
    7 – Não conheço
    6 - Que em 82 casou comigo
    Por isso exijo uma explicação, cruel
    5 – Não merece o posto
    4 – Som de Cristal é a mais foda de todos os tempos, é a top one
    3 – Essa não é amargurada, mas seria na top sertanejo feliz
    2 – Essa merece o top five
    1 – Quarta vizinho é a top 2, mas é do Peão Carreiro e Praense, nossa música tinha no disco “Sertanejo 86” que tocava toda hora lá na minha casa em Muçum, essa com certeza era a música mais foda daquele.

    Faltou meu ipê florido do Liu e Léo

    Engole Posonovo
    Assinado - Beto

    ResponderExcluir