terça-feira, 3 de agosto de 2010

CINEMA: Qual é o Segredo dos Seus Olhos?

"Você me disse perpétua, Espósito!" (frase do filme)

Chegou a hora de falar de Cinema, em relação às seções propostas pelo blog essa é a que mais me agrada. Não sou um profundo entendedor da sétima arte, principalmente da parte técnica do cinema (maquiagem e figurino, por exemplo). Ou seja, sou ótimo para dar opinião leiga a respeito do assunto.
O filme escolhido para abrir essa seção é o argentino "O Segredo dos Seus Olhos". A escolha desse filme se deve ao impacto que ele me causou. Em conversas com amigos falávamos que já tinha algum tempo que não víamos um filme que pudéssemos colocar em uma lista dos melhores, e isso ocorreu com o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009.

Porque eu gostei tanto desse filme?
O filme além de ter um ótimo roteiro (adaptado do livro A pergunta dos seus olhos, de Eduardo Sacheri) tem ótimas interpretações e um ritmo muito interessante (apesar de longo, 129 min.). Por duas ou três vezes o filme parece que terminou, mas daí a história retorna e toma novo rumo.
O filme é classificado como drama policial, mas essa não é uma classificação totalmente adequada. Ele tem ótimos momentos de comédia, romance e até suspense.
É um filme extremamente sensível e apaixonante, aonde a atenção nos detalhes é fundamental para que algumas associações sejam feitas. Vale muito a pena assistir.

Atenção, a partir de agora o texto contém Spoilers.
Sobre as associações, depois de ver o filme pela segunda vez consegui fechar e relacionar várias coisas, mas ainda deve ter muito em aberto. A primeira coisa a reparar no filme é o porque do nome, O Segredo dos Seus Olhos. Para isso vou lembrar de dois acontecimentos, primeiro, qd Espósito identifica nas fotos da vítima que um amigo a está olhando de maneira obcecada (o assassino) e qd em uma foto de uma comemoração da repartição se vê claramente o olhar que Espósito lança para Irene Menéndez Hastings.
Outra questão fantástica do filme é o "TeMo" escrito em um bloco de papel de Espósito, no final é revelado que o correto é "TE AMO" e falta da letra a se relaciona com a máquina de escrever que tinha problema justamente com essa letra.
Mais uma ótima relação do filme é o fechar ou não da porta da sala. Irene sempre esperançosa em ouvir de Espósito o que se percebe claramente no filme (sua declaração) sempre o interpela sobre a confidencialidade do assunto a ser tratado e consequentemente o fechamento da porta da sala. É uma das sacadas mais lindas do filme.
Outra questão muito relevante é a dos porta-retratos de Espósito, que foram, ou não, abaixados propositadamente por seu amigo Sandoval no momento de seu assassinato.
E o final do filme. O que dizer desse final. Extraordinário é a palavra para ele. E além da questão da prisão perpetua, cobrada e executada pelo ex-marido da vítima, tem a frase (não ipsis litteris) do assassino "peça para que ele pelo menos fale comigo".
O filme "O Segredo dos Seus Olhos" já está devidamente incluído na lista de top 10 melhores filmes da minha vida. E vc que viu o filme, tem mais algo a acrescentar? Escreva nos comentários.

7 comentários:

  1. Realmente, se você andava desanimado com o cinema atualmente, precisa ver esse filme!!!
    O que mais me impressionou mesmo foi a riqueza da apresentação dos detalhes e como eles tecem a trama de forma simples e enigmática.
    Para mim, o filme começa como quase policial e repentinamente se transforma em um romance, passando pela comédia, volta ao policial e no fim é uma releitura brilhante da alma de cada um dos personagens.

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme. Sorry :/

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, o Anônimo acima sou eu. Alex

    ResponderExcluir
  4. O cinema Argentino está anos luz a frente do cinema brasileiro pois tem grandes roteiristas, o cinema brasileiro vive de histórias batidas. O que seria do cinema brasileiro sem a favela e a ditadura? Seria uns 90% de filmes da Xuxa e dos Trapalhões.hahahahah.

    ResponderExcluir
  5. André, ouvi uma frase perfeita do documentarista e Editor João Moreira Salles que sintetiza bem qual a diferença do cinema brasileiro e do argentino.
    "o cinema argentino é interrogação e o brasileiro exclamação"

    ResponderExcluir
  6. Foi o último melhor filme que eu vi (Graças ao Emerson). Vi muito poucos bons recentemente.
    Fantástico!

    ResponderExcluir