terça-feira, 1 de novembro de 2011

MÚSICA: TOP 10 - BOB E ROBISON!

MÚSICA: TOP 10 - BOB E ROBISON!

“Cansados com fome. Levanto e interfono, vem um "X" salada” Trecho da música X Salada. (Este post é uma sugestão do compadre Mateus).

Esqueça tudo que você sabe, ou acha que sabe, sobre a música sertaneja brasileira. O que você lerá nas próximas linhas pode mudar para sempre o seu entendimento sobre o mundo que o circunda.
Estou falando, nada mais nada menos, da dupla BOB e ROBISON, que apesar de estar na estrada desde 1983, só alcançou as paradas do meu coração este ano quando o meu compadre me apresentou a sapiência desta obra prima do cancioneiro popular brasileiro.
Para maiores informações você pode consultar o site oficial da dupla http://www.boberobison.com.br/crbst_0.html ou até segui-los no twitter: @realboberobison. Lá é possível encontrar a discografia sertaneja e gospel da dupla, bem como a sua agenda abarrotada. É só clicar e conferir.
Sem mais enrolação vamos ao top 10 da dupla Bob e Robison.

10 - Banho de Cachoeira
Como de costume começo de leve a lista. O único trecho digno de comentário é “Ontem eu telefonei pro sol; Tudo bem, é ele vem”, isso é que é ter bons contatos, este sujeito deveria ser meteorologista, não erraria uma.

9 - De Boca Em Boca
Eu selecionei esta bela canção por se tratar de uma clássica história de cornitude inacabada. Outra coisa que chama a atenção é o fato de o compositor ter um ótimo poder de síntese e em dois parágrafos conseguir dizer mais coisas que muita gente diz em uma vida.

8 - Mulher de Ninguém
Nessa música ouvimos aquela velha história de prostíbulos. É por essas e outras que eu chego à conclusão que na verdade quem financia a prostituição brasileiras são as duplas sertanejas. Ta aí policia federal, fiquem de olho!

7 - Três Em Um
E quem não se lembra do aparelho de som 3 em 1: disco, rádio e cassete, o que mais poderíamos esperar de um aparelho de som?
E reparem na poesia envolvida nesta canção: “Em mais uma noite de amor sem taças de rum; E a música lenta que toca em seu três em um.” Não sei vocês, mas eu nunca bebi rum em taça (o cara da música, provavelmente não também).

6 - É Ela Quem Esta Dando
E quem disse que não há duplo sentido nesta dupla? Este é um caso evidente da meninice dos irmãos Bob e Robison. Para mais músicas de duplo sentido consulte o post: http://deleigoparaleigo.blogspot.com/2010/09/musica-top-10-musicas-de-duplo-sentido.html 

5 - Amante Meigo
Uma música que vai direto ao cerne da questão, é assim que eu analiso “Amante Meigo”. Sempre me perguntei se existem limites para a liberdade sexual, e não é que acabo de encontrar a resposta: “Quando ficares comigo, amor vamos ser mais liberais; Vou preservar seus direitos, os direitos são iguais.” E pode isso Arnaldo?

4 - Por Debaixo Dos Panos
Uma ode as mulheres com caras de santa. Esse trecho diz tudo: “Você anda sempre quietinha; Na rua sozinha nem olha pra ninguém; Mas com você não me engano; Por baixo do pano você brinca também.” Esses caras são demais, eu assinaria uma procuração para que eles me representassem, aonde quer que seja.

3 - Poste de Luz
Não sei porque me lembrei disso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=IcK5bwePYLA 
Bambus à parte, a terceira colocação deste top manda as favas o politicamente correto e se encerra com o seguinte trecho: “Vai ser bacana ouvir sua resposta; Se você me der o sim vai ser tão sentimental; O mesmo guarda, aquela larga avenida; E as luzes coloridas do velho poste de pau.” E alguém aí já viu as luzes coloridas do velho poste de pau?

2 - Não Depile
E a medalha de prata vai, com louvor, para essa afronta a depilação feminina. O negócio é tão estranho que não encontrei a letra na web, somente o vídeo. O treco é mais ou menos assim: “Não raspe as pernas, deixe os pelinhos bem compridos, não vê que você fica mais bonita, e sensual com eles descoloridos”. Um amigo meu diria que isso tem haver com feromônios, o que não deixa de ser uma teoria válida.

1 - X Salada
A primeira colocada atinge o pináculo do non sense, o auge da dor, o cume do sofrimento bem como outros sinônimos de ápice. Se dissolvêssemos a letra desta música com mercúrio teríamos uma quantidade expressiva de ouro.
Têm dois trechos que gostaria de destacar. Primeiro: ”A noite passada você me assustou; Pois acordou tão resfriada; Também não sei por que?; Tirou toda a roupa e dormiu sem nada”, alguém aí pode dizer pro cara que a mulher dormiu pelada porque queria botar a perereca pra tomar leite de canudinho, agasalhar o croquete, descabelar o palhaço, repartir a peruca, soltar a tarraqueta, levar uma bordoada na criança, chafurdar na lama, chamuscar o bombril, vestir a peruca no careca, dar um tapa na peteca e etc.
A segunda parte destacada é: “Cansados com fome; Levanto e interfono, vem um "X" salada”. Este trecho é emblemático, talvez represente toda a valorosa carreira destes ícones da música brasileira. Não há mais palavras para explicar o que eu sinto.

5 comentários:

  1. Muito bom.
    Valeu a espera por novo post. Veio um épico.
    Bob e Robison, guardarei esses nomes.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha

    Todas essas letras devem ter sido escritas pelo Otacir (Man®)...

    O legal é que no link da música mulher de Ninguém o vídeo é do show Live at Pompeii do Pink Floyd... emblemático.

    Em tempo: relembrando aquela piada do casal gay... Bob, quem é bOb?

    Abraço

    Mr. Miner

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk
    Cresci ouvindo essas músicas, literalmente falando. É sensacional encontrar alguém que teve coragem de ouvir todas essas músicas só para nos deliciar com uma crítica tão construtiva, ao menos para eles deveria ser, mas tenho certeza que se lerem sua opinião irão dizer :
    - Ele não entnde nada de música!
    Que é o argumento de todo cantor sertanejo quando alguém critíca suas nobres composições.
    Parábens pela ótima postagem.

    ResponderExcluir
  4. Vamos por partes.
    Cássio: eu diria que o post é "epicuzinho", obrigado pelo comentário e parabéns pelo enforcamento, digo, casório.
    Miner, estas letras ainda estão muito além do Otacir, ou não. A história do link para o Pink Floyd é foda, ou melhor, emblemática.
    Rodrigo, primeiramente obrigado por comentar no blog. Se quiser da uma fuçada ai que tem mais uns top sertanejos. Sobre seu comentário, acho que se pararmos para analisar algumas músicas, principalmente sertanejas, vamos ver alguns absurdos, coisas sem lógica nenhuma e uma luta hercúlea para conseguir rimar os versos. Ou seja, eu tenho muito material ainda para os tops aqui no blog.

    Abraços a todos.

    Emerson

    ResponderExcluir
  5. Muito boa, posso parecer repetitivo, mas isso é uma arte de contracultura subjulgada e desmerecida pela pseudoelite intelectual do nosso país. X-Salada é quase que uma crônica com estilo de Hemingway com Bukowski.

    Abração Poeta,

    Alex

    ResponderExcluir