quinta-feira, 17 de março de 2011

MÚSICA: TOP 10 BANDAS NACIONAIS DE UMA MUSICA SÓ!

“Se eu te dou minha pamonha tu me dá o teu cural?” (Trecho de Funk da Pamonha, interpretado por Rodney Dy).

Com essa ode ao escambo dou início a mais um top 10: Bandas Nacionais de Uma Música Só.
Fazer a lista de bandas de uma música só não é necessariamente original, porém a maioria das listas que vemos por aí (na MTV por exemplo) incluem ou são dominadas por bandas internacionais. Está é bem peculiar, pois elenca somente valores da nossa terra, nem tão valorosos assim.
Para estabelecer as posições do top usei 2 critérios como parâmetro: quanto a música fez sucesso e quanto a banda conseguiu emplacar outra música nas paradas. Ou seja, o fato da música ter feito muito sucesso e da banda nunca mais ter emplacado outro sucesso no cenário musical brasileiro, posiciona-a na lista. Cá entre nós, não são bons critérios, tampouco justos, mas e daí?
Para tornar a lista ainda mais (in)útil criei outro indicativo: status atual da banda. E são quatro os status possíveis:

  1. faz poucos shows por ano, em cidades minúsculas, para público irrisórios, ganhando um cachê de fome e são obrigados a tocar o seu grande sucesso algumas centenas de vezes;
  2. virou banda de baile;
  3. tocam somente em confraternizações familiares ou aniversários de amigos próximos, a troco de comida e cerveja;
  4. ostracismo total
Sem mais delongas vamos ao TOP 10 BANDAS OU CANTORES NACIONAIS DE 1 MUSICA SÓ!

10 - P.O. Box - Papo de Jacaré
Status Atual: 1
Os mais preciosistas dirão que é injusto o P.O.Box estar nessa lista, pois também tiveram outro sucesso, “Não To entendendo”.
Como as duas músicas são péssimas resolvi somá-las, o resultado deu quase uma.

9 - Akundum – Emaconhada (Erva Danada)
Status Atual: 4
E alguém lembrava que era a banda Akundum que cantava esse grande sucesso? Não, nem eu.
Uma coisa interessante que percebi fazendo essa lista é que no Brasil músicas de baixa qualidade fazem muito sucesso. Reparem nesse trecho da letra dessa canção: “Que que eu faço seu dotor?/Que que eu faço seu dotor?/ Essa menina tá cheirando erva danada./- Isso não se cheira pai, isso fuma”. Sem mais.


8 - Dogão - Dogão é Mau
Status Atual: X (o pior é que tudo não passava de um desenho)
O pior era o Mano Cabuloso, que era meio gago ainda. E nunca mais se ouviu falar do Dogão, que descanse em paz, afinal deve existir Céu pra cachorro.


7 - Dallas Company – Clima de Rodeio
Status Atual: 2
E essa é outra música besta que fez sucesso, e como tocou nas rádios e TV. E o refrão é bem pegajoso, quem não se lembra “Alô galera de cowboy. Alô galera de peão. Quem gosta de rodeio bate forte com a mão”. Que saudade do sertanejo de raiz.


6 - O Surto - A Cera
Status Atual: 1
Das bandas e músicas dessa lista essa a que eu acho menos ruim. Não que os excertos “Dessa historia de pirar meu cabeção” e “E o piercing dela refletia a luz do sol“ sejam de grande valor poético. 
O Surto até conseguiu mais algum sucesso, pequeno é verdade, com a música “Tudo é Possível”, mas não foi suficiente para tirar a banda desse top.


5 - Virgulóides – Bagulho no Bumba
Status Atual: 3
E foi na onda dos Mamonas Assassinas que os Virgulóides conseguiram emplacar essa m... nas paradas de sucesso brasileiras. E sabe o que é pior, a música não é engraçada, o clipe não é engraçado e os caras também não tem graça nenhuma. E foi por isso que os Virgulóides se transformaram em ponto final.
“É, é, é, eu acho que o bagulho é de quem ta de pé.”


4 - Rodney Dy – Funk da Pamonha
Status Atual: 3
Não duvido que alguém dirá que a música “Espetinho de Guria” também fez sucesso, e que além dessas o Rodney Dy compôs “O Carro dos Churros”, “Funk do Minhocão” e “O Emo Corre”. 
O importante é que o porto-alegrense Rodney Dy morreu, pelo menos nas paradas de sucesso. E a quem diga que nem nasceu.


3 – Bragaboys – A Bomba
Status Atual: 4
E já foi mais metade da lista e não tem nenhuma música de qualidade, e a tendência é permanecer assim, reforçando a idéia que para fazer sucesso no Brasil não precisa de muito, por essas e outras que eu continuo acreditando no sucesso do MC Phudy. Para quem não se lembra link abaixo:
E dá-lhe ostracismo!


2 - Cogumelo Plutão – Esperando na Janela
Status Atual: 1
Ta ai uma banda que sintetiza bem essa lista, o Cogumelo Plutão. A música em questão estourou nas paradas brasileiras, tocou demais nas rádios, e a banda se apresentou não sei quantas vezes na TV. Mas e depois? Nunca mais conseguiram sucesso. É a típica banda que enquanto existir vai ter que tocar “você é a escada da minha subida...”.


1 - Kaoma – Chorando se Foi
Status atual: 2
Quando ouvimos falar da banda Kaoma logo nos vem à cabeça essa música, e como não lembrar do seu refrão mega pegajoso “Chorando se foi quem um dia só me fez chorar”. Eu até tentei encontrar um outro sucesso da banda, mas nada, é só isso aqui mesmo “A recordação vai estar com ele aonde for”. Para se ter idéia do sucesso dessa música recorri ao Wikipédia e olha o que eu encontrei lá “A canção atingiu o primeiro lugar nas paradas da Áustria, do Brasil, da França, da Noruega, da Suécia e da Suíça quase que simultaneamente”. É possível dizer que o Kaoma chorando se foi para nunca mais voltar, com os bolsos cheios pelo menos.
Para saber mais veja o filme “Lambada a dança proibida”, presente nas melhores e piores locadores de sua cidade.

Você sabe de mais alguma banda de uma música só? Escreva nos comentários.

11 comentários:

  1. Muito boa a lista.
    Pena estar lendo no trabalho, daí não posso ver os vídeos, mas mesmo assim ri bastante.
    Acrescento que o P.O. Box até em Estância Velha fez show (isso uns dois ou três anos depois do sucesso nacional). Não sei se eles não mereciam um status atual 2...
    Algum desses daí já tocou em Penápolis?
    E eu sempre achei que o Rodney Dy fosse mineiro, nunca imaginei que era de PoA.
    Lembrei ainda de Os Ostras (acho q a música se chamava 'punheta'), Rumbora (O mapa da mina) e Skuba (uma música com gírias curitibanas, sobre chopp, q ñ lembro o nome). Mas não vou pesquisar agora pra confirmar se foram de um sucesso só.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cássio,
    Pode ser até uma questão regional, mas eu não conheço nem Os Ostras nem Skuba.
    Rumbora eu conheço, e vc tem razão ao dizer que os caras não tiveram outro sucesso. Só que nem "o mapa da mina" fez tanto sucesso assim, pelo menos não em rede nacional. Até tocou bastante na mtv, mas não virou febre.
    Grande Abraço e Vlw pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Boa lista poeta... Tinha também o B5... Um tipo de Hanson brasileiro que não deu certo... Uma coisa que me deixou muito indignado uma vez foi no Rock and Rio quando O Surto tocou no palco principal e a Plebe Rude tocou na tenda brasil... Tipo, foi algo tão absurdo e revoltante... Bem, ninguém deu bola. Ano passado vi o P.O Box dando uma entrevista no Fala que Eu te Escuto, dizendo sobre a fórmula do sucesso - algo relacionado a baladas em Am (lá menor) -, sobre produtores e a mídia (justificando o fracasso deles).

    Bem, bandas desse tipo é o que não faltam. Era isso. Abração poeta,

    Alex.

    ResponderExcluir
  4. De fato, prestando mais atenção nos critérios, essas bandas que eu lembrei acho que eram mais MTV mesmo. Lembrei delas por causa do Cogumelo Plutão.
    Mas o Alex ali falou em B5 e eu lembrei também do Twister. Não lembro de nenhuma música, mas acho que era a mesma ideia de boyband brasileira.
    Ah, e lembro de uma vez que estava assistindo o programa do Serginho Groissmann, ainda no SBT, e era o programa inteiro (ou quase inteiro, faz mto tempo isso, minha memória ñ é tão boa) com a banda Fincabaute, do hit Coisa de maluco.

    ResponderExcluir
  5. Ah, lembrei de mais uma.
    Na verdade não é banda, é uma cantora.
    Luka, quer era de PoA e tinha estudado na PUC. Nessa época (acho q 2004) eu fazia estágio na PUC e eles tinham um jornalzinho que toda edição trazia alguma menção a tal da Luka, que era sucesso nacional e tinha começado sua carreira tocando no campus da PUC. Mas imagino q ela não tava nem aí pra essa babação toda...

    ResponderExcluir
  6. Ainda tem Luka, com a música "tô nem aí" e Felipe Dylon com "Musa do verão"

    ResponderExcluir
  7. Cássio, pior que nao me lembro dessas bandas ai (B% e Twister) mas com certeza são bem abaixo da crítica. O Fincabaute entrou na pre lista do top.
    A Luka e o Felipe Dylon ficaram de fora pq dei preferencia para bandas, mas poderiam entrar tb.

    Abs,
    Emerson

    ResponderExcluir
  8. Nossa, nem lembrava direito dessas músicas, foi bom recordá-las. Não fazem parte da minha lista "top" de músicas, mas são boas, fizeram história.
    Muito show seu blog, abraço!!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  9. Teve também "As Meninas" com o sucesso "Bom xibom xibom bombom" hehehe não sei o nome dessa m...

    Abraço

    Mr. Miner

    ResponderExcluir
  10. Não lembrei de mais nenhuma banda/música, mas entrei no blog agora e vi que esse post tá com 9 comentários. Então estou comentando para atingir uma dezena.
    E aproveito para sugerir ao autor que quando o blog chegar ao acesso 10.000 promova uma festa com bebida liberada.

    ResponderExcluir
  11. Tinha tbm a banda "Os Vagabundos" ñ lembro de nenhuma música deles, mas lembro que passaram um mês indo ao Domingo Legal todos os domingos e tocando a mesma música e infelizmente à época não tinha tv a cabo aqui em Ksa.

    ResponderExcluir