terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CINEMA: TOP 10 Sessão Pancada!

“Quando acordei percebi que todos meus móveis tinham sido roubados e trocados por réplicas idênticas” autor desconhecido.

Somente essa frase já seria suficiente para explicar o top 10 de hoje, Sessão Pancada, mas eu vou tentar complementá-la.
As vezes alguns amigos e eu nos juntávamos para fazer a sessão pancada, mas o que seria exatamente a sessão pancada? Eu explico, a sessão pancada era quando nos reunimos para assistir 2 filmes ou mais em seqüência e eles tinham que ter algumas características peculiares, como por exemplo: o filme não podia ter lógica, tinha que ter algumas (ou muitas) cenas inexplicáveis ou emblemáticas, e por último, deveria ser um filme extremamente difícil de assistir até o final.
Obviamente as sessões nunca terminavam com todos acordados, mas eu sempre fui até o fim.
Selecionei 10 filmes que poderiam fazer parte da sessão pancada, só que eu vou adiantar, tem que ser forte para ver qualquer um deles até o final.
Vamos a lista:

10 - Medo e Delírio (1998)
Esse é um filme realmente doente. O cara passa o filme todo drogado e de vez em quando vê uma imagem de um jacaré. O filme não tem muita lógica, ou seja, é ótimo para a sessão pancada.

9 - Lady Vingança (2005)
É o terceiro filme da trilogia da vingança do diretor sul-coreano Park Chan-Wook. A cena inicial do filme já mostra porque ele é ótimo para a sessão pancada. A mulher ao sair da cadeia é recebida pelo pai da criança que ela supostamente matou, importante dizer que ele criou uma religião para a assassina de seu filho, só que ao invés de ficar feliz com a recepção ela simplesmente ignora o sujeito. Esse é um filme típico de sessão pancada, mas apesar disso é bem bom.

8 - Oldboy (2003)
Esse é o Segundo filme da trilogia da vingança. Eu acho que o Lady Vingança é até melhor que o Oldboy, porém em se tratando de sessão pancada Oldboy merece estar a frente. Que filme louco, mas também não é um filme ruim.

7 - Réquiem para um Sonho (2000)
Grande filme, algumas cenas histórias, isso sem falar na música tema do filme: http://www.youtube.com/watch?v=SmijKjosplM&feature=related

6 - Irreversível (2002)
Outro filme bem doido. Não só pela maior cena de estupro da história do cinema, mas tb pela maldita câmera que fica uns 15 min. girando. Sessão pancada até o talo.

5 - Teorema (1968)
Esse aqui é um filme deveras estranho. Resumindo a história: um desconhecido chega em uma casa e faz com que todos se apaixonem por ele. E ele come todo mundo, a empregada, a mãe, o pai, o filho, o cachorro dentre outros. Bem loucão.

4 - Crash – Estranhos Prazeres (1996)
Se vocês querem assistir um filme ruim, esse aqui é o indicado. A história é demente, fala sobre pessoas que tem fetiche por transar em carros acidentados, isso mesmo, pessoas que não podem ver um carro amassado que já se excitam. É quase tão besta quanto o segredo do Gerson de Passione. É um filme bem ruim, mas tb é bem pancada.

3 - Cidade dos Sonhos (2001)
Obvio que deixei o melhor para o final. E quando o assunto é sessão pancada o melhor é David Lynch. Esse cara é perturbado. 80% de Cidade dos Sonhos tem lógica, narra a história de uma jovem atriz que vai tentar a carreira no cinema americana. Só que do nada o filme perde todo o sentido, os personagens começam a ter atitudes totalmente diferentes, parece que começa outro filme. É uma doença, ou como diria Rimbaud “uma chaga no ânus”.

2 - Spider – Desafie Sua Mente (2002)
A medalha de prata do top 10 sessão pancada não poderia estar em melhores mãos, afinal de contas um filme sem sentido nenhum que fala sobre um esquizofrênico merece demais essa posição. Não tente entender esse filme, tudo faz parte da loucura do personagem principal, da loucura do diretor, da loucura do roteirista e da loucura de quem pagou para fazerem essa coisa.
Se quiser assistir, assista, só não diga que eu não avisei.

1 - Império dos Sonhos (2006)
E o filme mais pancada já feito na história do cinema, e só poderia ser dirigido por David Lynch.
Eu tenho uma teoria sobre Império dos Sonhos, Lynch escreveu várias cenas desconexas, tinha uma idéia e escrevia. Não vendo muita lógica no filme ele resolveu inovar, pegou todas essas cenas e atirou para o alto, a seqüência do filme se deu conforme a posição que elas caíram. Eu ouvi que o filme por se tratar de um sonho não precisava ter lógica, se for assim eu viro cineasta e faço só filmes sobre sonhos, ou seja, sem lógica nenhuma.
E sabe o que é pior em tudo isso, David Lynch é aclamado como um grande diretor Cult.

Deixe seu comentário a respeito desse top e diga se faltou algum clássico da sessão pancada.


3 comentários:

  1. Confesso que nunca fiz uma sessão pancada... Gosto de ver uns filmes/seriados C ou D do estilo da extinta tv Guaíba ou filmes do Eric Roberts (irmão sem sucesso da Julia Roberts), mas filmes assim não me recordo para citar.

    Mas bem curiosa essa lista poeta.

    Abração,

    Alex.

    ResponderExcluir
  2. Lembro que há muitos anos assisti, ainda em VHS, a um filme chamado "Cubo". Até hoje, mais de 10 anos depois, ainda não entendi direito. Ou eu tenho problemas cognitivos ou o filme pode entrar como sessão pancada. Ou as duas coisas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esquecestes da sessão pancada com Family guy madrugada adentro...
    A respeito do que o amigo Cássio comentou... o filme "O Cubo" se desenvolve em uma trilogia - o último episódio chama-se Hipercubo e, como não podia deixar de ser, o "arquiteto" é o culpado por tudo.

    ResponderExcluir