segunda-feira, 26 de julho de 2010

MÚSICA: Jorge Drexler Ao Vivo

"En tren con destino errado se va más lento que andando a pie." (Alto el Fuego, Jorge Drexler)


Imagino que todo mundo tenha um show que gostaria muito de ir, algo do tipo "o show da minha vida", o meu era Jorge Drexler. Depois de algumas desventuras e incompatibilidades geográficas e financeiras tive a oportunidade de assistir o músico uruguaio no último sábado(24/07). E posso garantir, não saí decepcionado do teatro.

O problema de assistir a um show com uma defasagem de 4 anos é o repertório. As músicas que eu mais gosto são de 3 ou 4 cds atrás e é claro que o artista, nos shows, prioriza o seu último trabalho. Mas, como o Drexler não faz música ruim, o show foi histórico, para minha história pelo menos.

Pq eu gosto tanto de Jorge Drexler?

Ao contrário de muitos fãs eu conheci o músico, intérprete e compositor antes de vencer o Oscar 2005 de melhor canção com "Al outro lado del Rio" do filme Diários de Motocicleta. Eu conheci seu trabalho ouvindo a Hora do Rush da Rádio Pop Rock. E foi paixão a primeira ouvida, a música Deseo era ótima, uma letra brilhante que falava sobre relacionamentos entre pessoas com personalidades diferentes, desafiando a banalidade das "caras metades", enfim, uma grande música. Depois disso, comecei a respirar Jorge Drexler, vídeos no youtube, download de Cds, entrevistas. Já começava eleger Jorge Drexler como o melhor cantor do mundo e o melhor compositor tb. Uma grande parte das letras de Drexler são simples, falam sobre amor correspondido mesmo, sem muitas desventuras, sem dor de corno ou coisa do tipo. Em um outro viés, Drexler, fala sobre a sociedade, política e até sobre a globalização (música Disneylandia, por exemplo). Elementos como magnetismo, causas e efeitos, física, fusão, aparecem em suas letras. Isso que nem falei das melodias, que são extremamente doces e relaxantes, Drexler não quer o mundo agitado, em seu mundo a calma predomina.

Sobre o show em si. Foram 2h e 20 min. de puro entusiasmo de minha parte, cantei o que eu sabia, enrolei no que eu não sabia e acompanhei com palmas em outras canções. O cara é muito simples, humilde, transforma toda a atmosfera do show em algo amigável, sendo desejando saúde a uma espectadora resfriada, sendo para pedir, cantando, que diminuam a luz no palco.
Cantou algumas músicas do novo cd "Amar la Trama" e fez releituras das músicas antigas, nada igual aos CDs, quem queria ouvir versões originais se decepcionou. Ele fez tudo diferente, o que eu acho bem acertado, afinal de contas se eu quero ouvir igual ao CD, que eu ouça o próprio. O ponto alto foi à música "Se vá, se vá, se fue", que fala em sua letra "Se tudo começa e tudo tem um final, há que pensar que a triste também se vá".
Posso dizer que foi um dos 3 melhores shows da minha vida, juntamente com Lenine e Zélia Duncan.
E para encerrar, mais um trecho traduzido de Drexler.


"O mundo está como está por causa das certezas, a guerra e a vaidade comem na mesma mesa" (Fronteira, Jorge Drexler).

2 comentários:

  1. "Eu, astronauta lírico em terra
    Indo a teu lado, leve, pensativo". (Vitor Ramil)

    E eu, fiquei muito feliz de estar ao lado do meu amor, nesse show que trouxe uma grande alegria em sua vida. Não só canções e melodias ricas, mas todo o entusiasmo do meu companheiro, me fizeram apreciar e admirar esse artista simples e diferenciado.
    Eu queria ter ouvido "aquela do filme", mas essa pequena falta foi superada pela ilustre presença de outro artista que eu gosto bastante: Vitor Ramil e seu astronauta lírico.

    Bem, depois de Lenini e os irmãos Drexler fica o gostinho de quero mais e das sensações/emoções que vieram junto com esses eventos, e quem sabe o próximo não seja um show de Nei Lisboa ou o próprio Vitor Ramil...

    ResponderExcluir
  2. Como te disse, Drexler não me traz boas recordações.

    Abraço, Alex

    ResponderExcluir