terça-feira, 23 de agosto de 2011

REMINISCÊNCIAS DA MINHA INFÂNCIA: TOP 17 DESENHOS

Para encerrar a minissérie Reminiscências da Minha Infância nada melhor do que recordar quais foram os 17 desenhos mais representativos da aurora da minha vida (acabei de inventar isso).
A seleção levou em consideração dois critérios básicos:

• desenhos que passaram na tv aberta entre os anos 1990 até 2002, mais ou menos;
• a ordem do top foi estipulada a partir da representatividade que cada desenho teve na minha infância, baseado em uma simples equação matemática que releva a quantidade de vezes que eu assistia o desenho, o prazer que isso proporcionava ou pela energia do Bóson de Higgs. Ou seja, um cálculo que até meu filho de um ano e meio sabe fazer.

Não farei menções honrosas pela enorme quantidade de bons desenhos que ficaram de fora da lista, seria uma lista tão grande quanto o top em si. Sem mais enrolação apresento o Top 17 Desenhos.

17 - Capitão Planeta

É possível classificar o “Capitão Planeta” como um desenho politicamente correto. Era só alguém maltratar a natureza que lá estavam os 5 jovens representando os 4 elementos mais um elemento inventado (o coração). Era interessante que eles nunca conseguiam dar conta da parada e precisavam invocar uma entidade chamada capitão planeta, só não dava para entender o porquê de não invocarem o maldito capitão antes, pouparia uns 10 min. do desenho. “Vai planeta”.

16 - Papa-léguas e Coiote

Quem não gostava de ver o coiote se estrepar nas mãos do Papa-léguas. Este desenho era extremamente violento, afinal de contas não é para qualquer um cair de um penhasco e ainda por cima levar uma bola de uma tonelada na cabeça, repetidamente. Isso sem dizer que o papa-léguas parecia gente boa e tal, mas era vingativo pra caramba, não tinha este negocio de dar a outra face, era na base do aqui se faz aqui se paga.

15 - Ursinhos Gummy

Ninguém tira da minha cabeça que existiam elementos alucinógenos e/ou anabolizantes na poção dos Ursinhos Gummy. Para mim o negócio era mais pesado que o Oxi.

14 - Perdido nas Estrelas

Pouca gente lembra deste desenho, sempre quando falo dele entre amigos, nunca ninguém lembra. Enfim, eu achava o máximo. Resumindo, era um moleque que podia realizar um desejo desde que desse três porradas em uma luva de beisebol. Obvio que os desejos tinham prós e contra, e a partir deste principio rolavam as aventuras.

13 - ThunderCats

E tem gente que queria muito ver o olho de Tandera. Piadas a parte o desenho era muito bacana e possivelmente vai ter gente que gostaria de vê-lo mais bem classificado na lista. Menção para a irritante voz do Snarf.

12 - Os caça-fantasmas

Tanto o desenho como o filme eram espetaculares. O monstro do bem “Geléia” era disparado o personagem mais legal do desenho, talvez eu ache isso pelo fato de  termos uma característica muita parecida: comer em excesso.

11 - He-man

Outro clássico de todas as manhãs. Eu gostava dos episódios que o He-man encontrava a She-ra (que tinha seu desenho próprio). E como não lembrar do semblante do medroso Pacato ao virar o valente Gato Guerreiro. Era engraçado que o dublador do vilão Esqueleto era o mesmo de vários vilões de filmes.

10 - Grump - O Feiticeiro

Este desenho era o primeiro da programação infantil das manhãs da Globo. Não sei por qual motivo ele ficou em minhas lembranças. O desenho era simples, a história de uma princesa e um moleque que tentavam chegar a um lugar e eram perseguidos por um mago que “pilotava” um dragão debochado. E era isso, mas era legal.

9 - Carmen San Diego

Confesso que não lembrava deste desenho até o levantamento para este top. E como era legal! Sempre quando estava para ser pega Carmen dava um jeito de se safar, era uma 007 do mal, digamos assim. Muito bem feito.

8 - Muppets Babies

Nem preciso falar muito dos Muppets Babies, todo mundo se lembra deste clássico. Os personagens eram muito bons, quem não se lembra da Pig, Caco, Fozzie e principalmente do Gonzo (meu favorito).

7 - Manda-chuva

Agradeço a minha esposa pela lembrança. Era uma gang de gatos, encabeçada pelo manda-chuva, que tentava tirar vantagem das pessoas que passavam no beco, só que por vezes seus planos eram descobertos e rechaçados pelo famoso Guarda Belo.

6 - Animaniacs

Outro desenho extremamente engraçado que era protagonizado pelos irmãos Warner: Yakko, Wakko e Dot. Quem não se lembra do bordão “olá Enfermeira”. Além dos irmãos, durante o desenho também passavam as divertidas histórias dos ratos Pink e Cérebro. Bons tempos.

5 - Capitão Caverna

E para começar o top 5 desta lista temos o querido Capitão Caverna. Ele que se intitulava como o primeiro super herói de todos os tempos era extremamente engraçado. Melhor ainda quando incorporaram o caverninha, seu filho, ao desenho.

4 - Eek The Cat

Em minha humilde opinião este foi o desenho mais engraçado que assisti. Era muito bem escrito, as situações eram muito divertidas e os personagens auxiliares eram ótimos tb. Tinha o Sharky (o cão tubarão), Ana Bella (a paixão obesa do Eek) e o mais engraçado de todos, o antílope Elmo. O Eek sempre ajudava o Elmo a fazer filantropia, o problema é que ele sempre se ferrava.

3 - O Fantástico Mundo de Bobby

A medalha de bronze não poderia estar em melhores mãos. Desde a abertura que remetia a uma cena famosa do filme O Iluminado, até os episódios extremamente bem feitos, o Mundo de Bobby era fenomenal. Quem viu sabe.

2 – Doug

Doug era o tipo de desenho que não tinha como não gostar. Principalmente naquela fase pré-adolescente. Claro que o Doug viajava as vezes, mas o mundo e as pessoas ao seu redor eram muito parecidos com a vida real. Quem nunca teve um amigo sarna igual ao Skeeter ou uma paixão de infância como a Patt Maionese, e ainda tinha o cão Costelinha, que para mim era o personagem mais emblemático do desenho. 

1 - Caverna do dragão

Sem sombra de dúvidas Caverna do Dragão é o desenho que representa melhor a minha infância. O fato de eu ter sido Rpgista reforça esta adoração pelo desenho. Outro elemento interessante é o fato de o desenho não ter tido final. Existem várias versões, mas nenhuma é oficial, pelo que sei o final nunca foi escrito mesmo. Com ou sem fim, Caverna do Dragão foi um desenho essencial na minha infância e imagino que na de muitos outros também.

Aguardo comentários e outras citações de desenhos legais que ficaram fora da lista.

4 comentários:

  1. Nunca consegui gostar desse caverna do Dragão. Até assistia, mas sempre me agoniava aquela história desgracenta, aquela galera perdida pra sempre num mundo estranho, sempre se fodendo, além daquele unicórnio irritante.
    Fora essa discordância mais acentuada, é um bom ranking.
    Gostaria de saudar a AUSÊNCIA dos cavaleiros do Zodíaco (nunca gostei. Na verdade, nunca assisti um episódio inteiro).
    Também percebi a falta de 3 desenhos que eu assistia e gostava: o Tiny Toon (era tipo a turma do Pernalonga mirim, com Perninha, Lilica e uma guriazinha demente que estava sempre querendo apertar e beijar os bichos, entre outros); o Scooby Doo (o clássico, sem sobrinho, onde eles sempre desvendavam as assombrações com uma explicação lógica e racional); e o Pica Pau (que era extremamente violento e cheio de maus exemplos pras criança).
    Aliás, Emerson, o que nasce de uma cruza de Pica Pau com Quero Quero?

    ResponderExcluir
  2. Tem q fazer um post dedicado a produções japonesas do tipo Jaspion, Jiraia e afins...
    Eu era viciado em cavaleiros do Zodíaco...
    Faltou Dragon Ball Z tb, com a interminável (e viciante) luta contra o Madinbu...
    flw man

    Mr. Miner

    ResponderExcluir
  3. Realmente, faltou Cavaleiros do Zodíaco em primeiro lugar.

    Bem, muito boa lista, Caverna do Dragão eu baixei todos os episódios.

    Abração Poeta,

    Alex

    ResponderExcluir
  4. Vamos por partes.
    Cássio, dos citados só acrescentaria o Tiny Toons (talvez). Sobre a cruza proposta acho que o resultado seria uma nova especie de passaro. Vlw Pelo comentário.
    Miner e Mascote, a explicação para Cavaleiros do Zodíaco é simples, em minha casa não pegava a Manchete, ou seja, eu não conseguia ver os episódios. Pensando no Dragon Ball z, refletindo atualmente, não era tão bom.
    Abraço a todos e continuem comentando.

    Emerson

    ResponderExcluir