quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CINEMA: Top 10 filmes de Ação!

“Não vem não que hoje eu estou com a macaca” (Frase do Filme Morte Súbita)

É com essa belíssima frase proferida por Jean-Claude Van Damme na versão dublada do filme Morte Súbita que dou início ao primeiro top 10 de 2011, Filmes de Ação.
Apesar de não ser a categoria cinematográfica que mais me apetece resolvi elencar os 10 melhores filmes de ação da minha vida. Um fator complicador da seleção foi definir o que é um filme de ação, até porque a maioria dos filmes se encaixa em mais de uma categoria, sendo assim fui obrigado a criar um mecanismo para definir melhor a categoria desse top 10. O filme será considerado de ação se apresentar em seu decorrer um (ou mais) dos acontecimentos relatados abaixo:

  • perseguição alucinante de carro;
  • tiroteio;
  • policiais corruptos,
  • perseguição alucinante de moto;
  • emboscadas;
  • roubos de automóveis;
  • perseguição alucinante de bicicleta;
  • assassinatos brutais;
  • tráfico de drogas;
  • tráfico de armas;
  • perseguição alucinante a pé;
  • assassinatos não tão brutais;
  • policiais bonzinhos que tomam um tiro (não fatal), mas se recuperam a tempo de matar os bandidos, fazer uma piada e beijar a mocinha;
  • furtos espetaculares a relíquias valiosas;
  • qualquer tipo de perseguição.

Seguindo esse valioso mecanismo consegui selecionar o meu top 10 e as menções honrosas, que são: 60 Segundos (2000); Cartada Final, A (2001); Colecionador de Ossos, O (1999); Fogo Contra Fogo (1995); Fugitivo, O (1993); Justiça Vermelha (1997); Outra História Americana, A (1998); Ronin (1998); Sin City – A Cidade do Pecado (2005) e V de Vingança (2005). Agora o top 10:

10 - Con Air – A Rota da Fuga (1997)
Dessa vez o top 10 não começa morno, Com Air é um baita filme. Nicolas Cage para variar está muito bem e não está só, John Malkovich é outro grande ator. Não vou antecipar nada a respeito do filme, só peço que todos assistam.

9 - Infiltrados, Os (2006)
O nosso 9º lugar é somente o primeiro filme dessa lista que ostenta o Oscar de melhor Filme, o que cá entre nós não quer dizer, necessariamente, alguma coisa. O que mais me chamou atenção no filme é a tensão que ele transmite, em determinado momento tudo pode acontecer, não é nada previsível. Grande filme.

8 - Máquina Mortífera (1987)
A 8ª posição na verdade é uma homenagem a todos as 2563 continuações de máquina mortífera. Nesse caso especifico as continuações não são tão ruins, na verdade são tão boas quanto o primeiro. Os saudosistas podem discordar, mas eu acho que todos são muito legais e mantêm o mesmo nível. Com certeza o maior clássico dessa lista.

7 - Dia de Treinamento (2001)
Essa é só a primeira aparição nessa lista do grande ator de filmes de ação (dos bons filmes) atualmente: Denzel Washington. Aparição essa que rendeu até um Oscar de melhor ator para o cara, muito merecido por sinal. O Filme é muito bom, fala sobre a corrupção na policia de uma maneira bem peculiar, tem que ver.

6 - Colateral (2004)
Outro grande filme de ação, tem sido e será uma regra dessa top 10. O que vemos em Colateral é muita adrenalina e grande dose de tensão. Resumindo: é a história de um taxista que tem o prazer de receber em seu táxi um assassino de aluguel que tem alguns serviços para aquela noite. Assim começa uma noite alucinante para o pacato taxista.

5 Chamas da Vingança (2004)
Olha o Denzel aqui outra vez, avisei que ele apareceria de novo desse top. Só que dessa vez ele é um ex-policial, meio depressivo digamos assim, que começa a trabalhar como segurança particular. Não vou me estender, só aviso que esse é um filme muito bacana, que vai te deixar ligado o tempo todo.

4 - Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
Esse filme é muito foda. Também, como Os Infiltrados, ostenta a estatueta de melhor filme. Javier Bardem encarna o melhor vilão da história do cinema, atuação impecável. Falando em vilões, outro fator interessante no filme é tentar encontrar o mocinho, ninguém é realmente bom ou mal, que filmaço.

3 - Última Noite, A (2002)
A medalha de bronze dessa lista não poderia estar em melhores mãos, A Última Noite é um baita filme. Só a presença de Edward Norton já garante qualidade ao filme, ta aí uma constatação interessante, não me lembro de ter visto filme ruim com a participação dele, ou eu deveria assistir a mais filmes ou esse cara só faz filmes de qualidade. Que filme.

2 - Profissional, O (1994)
Que história, que momento, que legal. O segundo melhor filme de ação da minha vida é fenomenal. Existem muitos filmes sobre assassinos de aluguel, mas esse aqui é disparado o mais sui generis deles. Não posso antecipar nada em relação ao filme, só que nunca ouvi alguém dizer que não gostou de “O Profissional”. 

1 - Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)
Nada melhor que coroar um clássico como melhor filme de ação da minha vida, e que clássico. Acontece de tudo nesse filme, Quentin Tarantino acertou em tudo, é de longe a sua obra prima. Se você ainda não assistiu a Pulp Fiction, nunca diga que viu um bom filme de ação. Espetacular.

Essa é o meu singelo top 10 filmes de ação, se alguém tiver algo contra que escreva nos comentários agora ou fique off para sempre.

6 comentários:

  1. Não assisti a todos os filmes listados, mas mesmo assim permito-me discordar. 'Os Infiltrados' é muito foda. Colocaria ele entre os 3 primeiros tranquilamente.

    ResponderExcluir
  2. Bons filmes, discordo da ordem, mas bons filmes... Acho que pode entrar ai alguns 'duro de matar (I, II e IV), True Lies, Os Mercenários.

    Acho que devia fazer um top 10 com o mestre (não o Putinga) Stallone.

    Abraço,

    Alex

    ResponderExcluir
  3. "16 quadras" é muito bom.
    Acho q esse top é mais difícil que o dá sessão da tarde....

    ResponderExcluir
  4. sim... tem os Kill Bill tb que são legais... e outro: "Natural Born Killers" (não sei o nome em português), Do Tarantino e Oliver Stone. Filmaço!

    Mr. Miner

    ResponderExcluir
  5. Cássio, se você não viu os filmes como pode supor que os Infiltrados seja melhor que eles. Vlw pelo comentário.
    Alex, das suas sugestões eu só concordo com Duro de Matar. Vlw
    Mateus, não vi 16 quadras, desde já está na minha lista para o futuro. Vlw
    MIner, achei que Kill Bill por ser uma satira não devia entrar, mas eu gostei. Sobre os "Assassinos por Natureza" nada posso comentar pq não o vi. Vlw
    Abs a todos.

    ResponderExcluir
  6. Eu suponho que Infiltrados é melhor baseado em uma opinião pouco (ou nada) embasada e sem envergadura acadêmica.

    ResponderExcluir