terça-feira, 13 de novembro de 2018

METATOP 7 – Textos que gostaria de escrever


"Esse é tempo de partido, tempo de homens partidos." (Carlos Drummond de Andrade, poema: "Nosso tempo")


Humor

Adoraria escrever um texto que fosse ao mesmo tempo crítico e engraçado. Que conseguisse atrair o leitor de forma hipnotizante, e trouxesse risadas comedidas, mas constantes. Pegar situações banais e cotidianas, descrevendo-as de modo que pareçam as mais desafiadoras aventuras, levando o leitor a elucubrar durante horas a respeito do que acaba de ler.
Em suma, queria escrever um texto igual aos de Luís Fernando Veríssimo. 


Música
            
A lista que gostaria de fazer na categoria música seria considerada o top musical definitivo. Em apenas 10 posições eu representaria o que de melhor já foi produzido na indústria fonográfica mundial. A lista abrangeria todos os gêneros musicais, e seria aprovada por todas as tribos com as personalidades mais divergentes possíveis. Sem preconceitos, estereótipos e generalizações. O título do texto provavelmente seria TransTop 10 Músicas.


Cinema
            
Eu já tentei por diversas vezes escrever o texto que gostaria de cinema no Blog. Achei que optar pelo viés leigo seria suficiente para abafar toda a minha ignorância (o que ignora) a respeito de cinema.
Ainda vou tentar mais um pouco, e quem sabe uma hora dessas, eu consiga escrever um top 10 de cinema que se molde aos leitores, mas que ainda seja uma lista autoral. Algo do tipo: 10 melhores filmes que fizeram sentido para mim e farão de forma seletiva para cada um de vocês.


Artes

Escrever sobre artes parece uma contradição na essência. Porque tentar transcrever em palavras algo que deveria ser exclusivo para sentimentos.
Esse texto aqui não teria uma palavra sequer, seria um enorme recorte de todos os quadros que gostei, sabendo ou não explicar os motivos.
  

Literatura

“Dos livros que não li” esse seria provavelmente o título do texto. Se fosse um top seria o: Top 1000 - Livros que eu não li. 
Seria um texto premonitório, indicando livros fenomenais mesmo sem nunca tê-los folheado. Elencaria até livros que ainda não foram escritos ou que nunca serão. Livros que ficaram no prelo da alma dos grandes escritores.


Memórias
            
Esse aqui talvez eu ainda escreva um dia.
A minha autobiografia definitiva, forjada só em reminiscências. Correndo o risco até de utilizar lembranças inventadas, fotografias mentais de situações que não posso garantir que foram reais ou somente sonhos. “Memórias de um ser humano de mentira”.


Top
            
Escrever um top 7 de textos que gostaria de escrever.