terça-feira, 23 de agosto de 2011

REMINISCÊNCIAS DA MINHA INFÂNCIA: TOP 17 DESENHOS

Para encerrar a minissérie Reminiscências da Minha Infância nada melhor do que recordar quais foram os 17 desenhos mais representativos da aurora da minha vida (acabei de inventar isso).
A seleção levou em consideração dois critérios básicos:

• desenhos que passaram na tv aberta entre os anos 1990 até 2002, mais ou menos;
• a ordem do top foi estipulada a partir da representatividade que cada desenho teve na minha infância, baseado em uma simples equação matemática que releva a quantidade de vezes que eu assistia o desenho, o prazer que isso proporcionava ou pela energia do Bóson de Higgs. Ou seja, um cálculo que até meu filho de um ano e meio sabe fazer.

Não farei menções honrosas pela enorme quantidade de bons desenhos que ficaram de fora da lista, seria uma lista tão grande quanto o top em si. Sem mais enrolação apresento o Top 17 Desenhos.

17 - Capitão Planeta

É possível classificar o “Capitão Planeta” como um desenho politicamente correto. Era só alguém maltratar a natureza que lá estavam os 5 jovens representando os 4 elementos mais um elemento inventado (o coração). Era interessante que eles nunca conseguiam dar conta da parada e precisavam invocar uma entidade chamada capitão planeta, só não dava para entender o porquê de não invocarem o maldito capitão antes, pouparia uns 10 min. do desenho. “Vai planeta”.

16 - Papa-léguas e Coiote

Quem não gostava de ver o coiote se estrepar nas mãos do Papa-léguas. Este desenho era extremamente violento, afinal de contas não é para qualquer um cair de um penhasco e ainda por cima levar uma bola de uma tonelada na cabeça, repetidamente. Isso sem dizer que o papa-léguas parecia gente boa e tal, mas era vingativo pra caramba, não tinha este negocio de dar a outra face, era na base do aqui se faz aqui se paga.

15 - Ursinhos Gummy

Ninguém tira da minha cabeça que existiam elementos alucinógenos e/ou anabolizantes na poção dos Ursinhos Gummy. Para mim o negócio era mais pesado que o Oxi.

14 - Perdido nas Estrelas

Pouca gente lembra deste desenho, sempre quando falo dele entre amigos, nunca ninguém lembra. Enfim, eu achava o máximo. Resumindo, era um moleque que podia realizar um desejo desde que desse três porradas em uma luva de beisebol. Obvio que os desejos tinham prós e contra, e a partir deste principio rolavam as aventuras.

13 - ThunderCats

E tem gente que queria muito ver o olho de Tandera. Piadas a parte o desenho era muito bacana e possivelmente vai ter gente que gostaria de vê-lo mais bem classificado na lista. Menção para a irritante voz do Snarf.

12 - Os caça-fantasmas

Tanto o desenho como o filme eram espetaculares. O monstro do bem “Geléia” era disparado o personagem mais legal do desenho, talvez eu ache isso pelo fato de  termos uma característica muita parecida: comer em excesso.

11 - He-man

Outro clássico de todas as manhãs. Eu gostava dos episódios que o He-man encontrava a She-ra (que tinha seu desenho próprio). E como não lembrar do semblante do medroso Pacato ao virar o valente Gato Guerreiro. Era engraçado que o dublador do vilão Esqueleto era o mesmo de vários vilões de filmes.

10 - Grump - O Feiticeiro

Este desenho era o primeiro da programação infantil das manhãs da Globo. Não sei por qual motivo ele ficou em minhas lembranças. O desenho era simples, a história de uma princesa e um moleque que tentavam chegar a um lugar e eram perseguidos por um mago que “pilotava” um dragão debochado. E era isso, mas era legal.

9 - Carmen San Diego

Confesso que não lembrava deste desenho até o levantamento para este top. E como era legal! Sempre quando estava para ser pega Carmen dava um jeito de se safar, era uma 007 do mal, digamos assim. Muito bem feito.

8 - Muppets Babies

Nem preciso falar muito dos Muppets Babies, todo mundo se lembra deste clássico. Os personagens eram muito bons, quem não se lembra da Pig, Caco, Fozzie e principalmente do Gonzo (meu favorito).

7 - Manda-chuva

Agradeço a minha esposa pela lembrança. Era uma gang de gatos, encabeçada pelo manda-chuva, que tentava tirar vantagem das pessoas que passavam no beco, só que por vezes seus planos eram descobertos e rechaçados pelo famoso Guarda Belo.

6 - Animaniacs

Outro desenho extremamente engraçado que era protagonizado pelos irmãos Warner: Yakko, Wakko e Dot. Quem não se lembra do bordão “olá Enfermeira”. Além dos irmãos, durante o desenho também passavam as divertidas histórias dos ratos Pink e Cérebro. Bons tempos.

5 - Capitão Caverna

E para começar o top 5 desta lista temos o querido Capitão Caverna. Ele que se intitulava como o primeiro super herói de todos os tempos era extremamente engraçado. Melhor ainda quando incorporaram o caverninha, seu filho, ao desenho.

4 - Eek The Cat

Em minha humilde opinião este foi o desenho mais engraçado que assisti. Era muito bem escrito, as situações eram muito divertidas e os personagens auxiliares eram ótimos tb. Tinha o Sharky (o cão tubarão), Ana Bella (a paixão obesa do Eek) e o mais engraçado de todos, o antílope Elmo. O Eek sempre ajudava o Elmo a fazer filantropia, o problema é que ele sempre se ferrava.

3 - O Fantástico Mundo de Bobby

A medalha de bronze não poderia estar em melhores mãos. Desde a abertura que remetia a uma cena famosa do filme O Iluminado, até os episódios extremamente bem feitos, o Mundo de Bobby era fenomenal. Quem viu sabe.

2 – Doug

Doug era o tipo de desenho que não tinha como não gostar. Principalmente naquela fase pré-adolescente. Claro que o Doug viajava as vezes, mas o mundo e as pessoas ao seu redor eram muito parecidos com a vida real. Quem nunca teve um amigo sarna igual ao Skeeter ou uma paixão de infância como a Patt Maionese, e ainda tinha o cão Costelinha, que para mim era o personagem mais emblemático do desenho. 

1 - Caverna do dragão

Sem sombra de dúvidas Caverna do Dragão é o desenho que representa melhor a minha infância. O fato de eu ter sido Rpgista reforça esta adoração pelo desenho. Outro elemento interessante é o fato de o desenho não ter tido final. Existem várias versões, mas nenhuma é oficial, pelo que sei o final nunca foi escrito mesmo. Com ou sem fim, Caverna do Dragão foi um desenho essencial na minha infância e imagino que na de muitos outros também.

Aguardo comentários e outras citações de desenhos legais que ficaram fora da lista.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Radioleiga (Semana 7) Pedidos dos Leitores

É com satisfação que informo a publicação de mais uma Radioleiga, mais especificamente a 7ª. Desta vez a Radioleiga se baseia em pedidos feitos pelos leitores do blog. Tendo em vista a baixa quantidade de pedidos, e para a playlist nao acabar em segundos, adicionei mais duas canções (a meu critério).
Espero que gostem, e fiquem a vontade para novas sugestões.